Vacinas: Imunização e prevenção no combate ao vírus - Projeções da Eppendorf, multinacional alemã especializada em life science, aponta números elevados na cadeia de vacinação em sua operação no Brasil.

 

 

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, trouxe muitos desafios. Entre eles, encontrar soluções de imunização através das vacinas. Investimentos em tecnologia, produção, comercialização de equipamentos e matérias primas movimentam esta enorme cadeia, em busca da prevenção.

A Eppendorf, empresa alemã de biotecnologia com foco em Life Science possui soluções que são comumente usadas no fluxo de trabalho do desenvolvimento de vacinas, como por exemplo, incubadoras de CO2, pipetador automático epMotion, biorreatores, ultrafreezers, além de consumíveis plásticos para manuseio de líquidos. A empresa relata que o mercado já dá sinais de um novo aumento na demanda por esses produtos. "Desde o início da pandemia nos preparamos para atender a esta demanda, sabemos da importância da ciência neste momento e não podemos deixar de suprir esta cadeia" afirma Adriana Machado, gerente de marketing da Eppendorf.

No último mês, somente as incubadoras, que podem ser utilizadas em pesquisas laboratoriais do vírus, tiveram um aumento de 77% em vendas, comparado ao mesmo período do ano anterior. Já os Ultrafrezers, utilizados para armazenamento de DNA e RNA, tiveram um incremento de 65% em seus resultados. Para Ana Paula Aukar, CEO da empresa no Brasil, "no próximo ano com a possibilidade de termos uma vacina, as demandas do mercado serão alteradas. O sucesso da imunização será relacionado a uma eficiciencia na logística e com certeza novos desafios irão surgir".