covax vacina covid19 

Covax é uma iniciativa para proporcionar acesso global às Vacinas da COVID-19 para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

 

 

O que é o Covax Facility

A palavra Covax significa COVID-19 Vaccines Global Access, isto é Acesso Global às Vacinas da COVID-19. A Covax trabalha para adquirir e distribuir vacinas contra covid-19 sobretudo para os países mais pobres do planeta.

A iniciativa visa promover a equidade entre os países no acesso a vacina contra covid-19 e pretende distribuir gratuitamente ainda em 2021 cerca de 2 bilhões de doses de vacinas;

O Covax Facility é um dos caminhos para a entrada de vacinas contra Covid-19 e que independe da existência de registro ou autorização no país. Assim, as vacinas aprovadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o consórcio Convax Facility estão aptas a entrar no Brasil.

O Covax Facility é uma aliança internacional conduzida pela OMS, entre outras organizações, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a produção de vacinas contra Covid-19 e garantir o acesso igualitário à imunização em todo o mundo. Mais de 150 países aderiram à iniciativa. A admissão do Brasil, que foi assinada em 25 de setembro de 2020, inclui o acesso a 42,5 milhões de doses.  

A Covax é co-liderada pela Coalition for Epidemic Preparedness Innovations - CEPI , Aliança Gavi e OMS, juntamente com o parceiro de distribuição UNICE. Nas Américas, o Fundo Rotatório da Organização PanAmericana de Saúde (OPAS) é o agente de compras reconhecido da COVAX.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 465/2021, de 9 de fevereiro de 2021, estabelece a dispensa de registro e da autorização de uso emergencial e os procedimentos para importação e monitoramento das vacinas contra Covid-19 adquiridas pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility).

 

No momento (28/06/2021), estão incluídas no consórcio Covax Facility as seguintes vacinas:  

- Pfizer / Biontech

- AstraZeneca

- Janssen 

- Moderna 

- Sinopharm

- Sinovac

 

O que COVAX oferece

- Doses para pelo menos 20% das populações dos países
- Portfólio de vacinas diversificado e gerenciado ativamente
- Vacinas entregues assim que estiverem disponíveis
- Acabar com a fase aguda da pandemia
- Reconstruir economias

 

Covax Facility e Brasil

O Brasil aderiu ao Covax no quantitativo referente a 10% da população, sendo possível aderir até 50%, dessa forma o país vai ter acesso a 42,5 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19.

No dia 21 de março de 2021, o Brasil recebe o primeiro carregamento de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a COVID-19, produzidas pelo laboratório sul-coreano SK Bioscience e adquiridas no âmbito da iniciativa “COVAX Facility