- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
Novo estudo não encontra benefício do uso de ivermectina na COVID-19
Pesquisa randomizada e controlada com placebo não identifica redução na duração dos sintomas ou hospitalização em pacientes ambulatoriais com COVID-19 tratados com ivermectina.
Um novo estudo publicado na revista científica JAMA avaliou a eficácia da ivermectina no tratamento de pacientes com COVID-19 leve a moderada. A pesquisa foi realizada em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo em 1206 adultos com mais de 30 anos nos Estados Unidos, entre fevereiro de 2022 e julho de 2022.
Os pacientes foram divididos em dois grupos: o grupo ivermectina (n=602), que recebeu uma dose diária máxima de 600μg/kg por seis dias, e o grupo placebo (n=604). O objetivo do estudo era avaliar se a ivermectina encurtava a duração dos sintomas em pacientes com COVID-19 leve a moderada.
O resultado foi que não houve diferença significativa entre os dois grupos em relação ao tempo de recuperação sustentada, definido como pelo menos três dias consecutivos sem sintomas. A mediana do tempo de recuperação sustentada foi de 11 dias em ambos os grupos. Além disso, não houve diferença na taxa de hospitalização, morte ou necessidade de atendimento de emergência entre os dois grupos.
Os pesquisadores concluíram que a ivermectina, com uma dose diária máxima de 600μg/kg por seis dias, não é eficaz no tratamento de pacientes com COVID-19 leve a moderada. Esses resultados não apoiam o uso da ivermectina em pacientes com COVID-19 leve a moderada.
Embora a ivermectina tenha sido promovida por algumas pessoas como um tratamento eficaz para a COVID-19, os dados científicos até o momento não têm apoiado essa afirmação. É importante lembrar que a automedicação ou o uso de medicamentos sem prescrição médica pode ser perigoso e causar efeitos colaterais indesejados. O tratamento para a COVID-19 deve ser realizado sob orientação e supervisão médica.
Confira o artigo "Effect of Higher-Dose Ivermectin for 6 Days vs Placebo on Time to Sustained Recovery in Outpatients With COVID-19 - A Randomized Clinical Trial", publicado em JAMA no dia 20 de fevereiro de 2023 -doi:10.1001/jama.2023.1650