- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By Fábio Reis
Biofarmacêutica inicia testes com fármaco ALS-4 para o tratamento de infecções causadas por Staphylococcus aureus
O Aptorum Group Limited (Nasdaq: APM) ("Aptorum Group"), uma empresa biofarmacêutica focada no desenvolvimento de terapias inovadoras para abordar necessidades médicas globais não atendidas, anuncia que iniciou estudos de habilitação de drogas novas em investigação (IND), para ALS-4, um candidato a fármaco de pequenas moléculas indicadas para o tratamento de infecções causadas por Staphylococcus aureus (ou "S. aureus"), incluindo Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, ou seja, um dos "super erros" comumente conhecidos) com base em uma nova abordagem anti-virulência.
O candidato ALS-4 tem progredido bem e a primeira série de estudos toxicológicos de GLP foram realizados por uma organização de pesquisa contratada (CRO) nomeada, com sede na América do Norte. Em particular, o candidato ALS-4 não mostrou nenhuma mutagenicidade em testes Ames in vitro. O desenvolvimento do ALS-4 está dentro do prazo e a empresa tem como objetivo apresentar o IND relacionado no primeiro semestre de 2020. Atualmente há um estudo clínico híbrido de Fase 1 planejado na América do Norte com voluntários saudáveis e pacientes, para obter um achado preliminar da eficácia.
S. aureus é uma bactéria que é uma das principais causas de infecções no sangue, pulmão, pele, ossos e relacionadas com dispositivos, além de doenças associadas a toxinas1. Estima-se que os pacientes com bacteremia por S. aureus tenham uma taxa média de mortalidade de 30%2 e ela seja responsável por causar mais mortes que AIDS, tuberculose e hepatite viral combinadas3. O MRSA e o S. aureus intermediário e resistente à vancomicina também foram classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como patógenos de alta prioridade para pesquisa e desenvolvimento4.
Sobre ALS-4
ALS-4 é um candidato a fármaco de pequenas moléculas que se acredita que inibe a desidrossqualeno dessaturase do S. aureus (incluindo MRSA), o qual está envolvido na geração de estafiloxantina, um "pigmento dourado" comumente visível que cobre as bactérias e é o principal responsável pela resistência das bactérias ao ataque de espécies reativas de oxigênio (ROS) implantadas por células fagocíticas e neutrófilos5. Com base nisso, o ALS-4 não é bactericida e, ao inibir a produção de estafiloxantina, o S. aureus se torna altamente suscetível à fase imunoativa do hospedeiro. A ALS-4 implanta uma nova abordagem em relação ao tratamento da infecção bacteriana que é significativamente diferente da abordagem bactericida encontrada na maioria dos antibióticos atuais, que estão enfrentando problemas crescentes de resistência a fármacos.
Sobre a Aptorum Group Limited
O Aptorum Group Limited (Nasdaq: APM) é uma empresa farmacêutica dedicada ao desenvolvimento e comercialização de novas medidas terapêuticas para abordar necessidades médicas não atendidas. O Aptorum Group está realizando projetos terapêuticos nas áreas de neurologia, doenças infecciosas, gastrenterologia, oncologia e outras doenças.