microscopio cientista 

A plataforma de produção de proteínas terapêuticas deverá reduzir os custos para os pacientes e acelerar o desenvolvimento de medicamentos

 

Conagen, uma empresa de biologia sintética verticalmente integrada localizada no corredor de biotecnologia de Boston, anunciou hoje que adquiriu uma tecnologia baseada em fermentação para a produção de glicoproteínas terapeuticamente úteis.

At Conagen, we?re changing the way natural products are manufactured, with molecule-per-molecule precision and customization. Through synthetic biology, we uncover the metabolic pathways in nature, engineer unique microbes, and develop high-quality products through specialized fermentation. We serve the food and beverage, fragrance, nutrition, renewable materials, and pharma markets.
A aquisição inclui várias patentes que cobrem a plataforma e todos os ativos tangíveis associados, estabelecendo a Conagen como líder no desenvolvimento de ingredientes farmacêuticos ativos.

Além de um conjunto de mais de 10 glicoproteínas terapêuticas já desenvolvidas, a plataforma será usada pela Conagen para o desenvolvimento de medicamentos novos e genéricos.

A fermentação industrial tipicamente usa micróbios que podem ser cultivados rapidamente em grande escala sem interrupção das células ou perda de produtividade. As características destas terapêuticas, que incluem glicoestruturas desejáveis e outras modificações pós-traducionais, têm limitado sua produção comercial para os sistemas de células de mamíferos frágeis em escalas relativamente pequenas.

"Uma das características mais incríveis deste organismo hospedeiro é sua capacidade de expressar glicoproteínas contendo glicoestruturas que promovem as funções celulares imunológicas desejadas. Esta é uma característica muito rara de se encontrar em um micróbio robustamente fermentável. Também é vantajoso por sua capacidade de tolerar a engenharia necessária para personalizar essas glicoestruturas enquanto preserva a robustez do micróbio", disse Casey Lippmeier, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento.

A plataforma reduzirá custos e a economia pode ser repassada aos pacientes. Isso é importante para a indústria farmacêutica que está sob uma pressão cada vez maior para reduzir o tempo e o capital no desenvolvimento de medicamentos", disse Oliver Yu, Ph.D., cofundador e CEO da Conagen.

A maior categoria de glicoproteínas terapêuticas são os anticorpos monoclonais sobre os quais está baseado todo o mercado conjunto de imunoterapia e drogas-anticorpos que chega ao valor de US$ 100 bilhões.

 

Mais sobre a Conagen: Making Impossible Possible®

A Conagen é líder em bioengenharia. Os cientistas e engenheiros da empresa usam as mais recentes ferramentas de biologia sintética para projetar rotas metabólicas, melhorar organismos de produção e otimizar os procedimentos de produção. Seu foco é na bioprodução de ingredientes de alto valor para alimentos, nutrição, sabor e fragrância, para farmacêuticos e indústrias de materiais renováveis. Para mais informações, visite o site oficial da empresa em www.conagen-inc.com

 

Fonte: Conagen