glifage cloridrato metformina

A estimativa é que quase 15 milhões de brasileiros convivam com pré-diabetes no Brasil. Glifage® XR 850mg foi desenvolvido inteiramente no Brasil. 

 

A Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia, anuncia o lançamento de Glifage® XR 850 mg, medicamento com a dosagem voltada para o tratamento do pré-diabetes2, condição que se diagnosticada pode ajudar a postergar e, em alguns casos, até mesmo evitar a evolução para o diabetes3. A novidade é a única metformina XR 850 mg disponível atualmente.

A estimativa é que quase 15 milhões de brasileiros convivam com pré-diabetes no Brasil1. O termo é utilizado para definir a categoria de risco aumentado para o desenvolvimento do diabetes mellitus. A sua identificação é feita pela medição dos níveis de glicose no sangue (glicemia): quando estão mais altos do que o considerado normal, porém não o suficiente para estabelecer um diagnóstico de diabetes4.

Estima-se que cerca de 70% dos indivíduos com glicemia de jejum alterada e/ou tolerância à glicose diminuída, quando não tratados, desenvolvem o diabetes mellitus tipo 2 (DM2)5.

Importante destacar que obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídeos estão no grupo de risco, e o tratamento do pré-diabetes é especialmente relevante por ser capaz de retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.

"O diabetes é considerado uma epidemia mundial pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Por isso que contribuir para o tratamento do pré-diabetes é muito importante, pois podemos diminuir a incidência do diabetes tipo 2 no futuro, bem como outras doenças associadas, como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e problemas renais", afirma Simone Matsuda, endocrinologista e gerente médica da Merck.

Glifage® XR 850 mg é uma nova opção que vem somar ao portfólio da Merck de opções terapêuticas para doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, que já conta com outras apresentações do Glifage® XR para tratar o diabetes, que inclusive estão disponíveis na Farmácia Popular. A área de cardiometabolismo da Merck oferece medicamentos para mais de 59 milhões de pacientes no mundo, sendo que, no Brasil, já são mais de 4 milhões de pacientes. O portfólio de medicamentos genéricos também torna acessíveis mais de 20 produtos de medicina geral.

 

Referências

  1. International Diabetes Federation Atlas. Edição 2017
  2. DPP Research Group et al. Reduction in the incidence of type 2 diabetes with lifestyle intervention or metformin. N Engl J Med. Fev 2002; 346(6): 393–403;
  3. ADA. Diagnosing Diabetes and Learning About Prediabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org/are-you-at-risk/prediabetes/. Accessedo em September 2017
  4. SBD. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016
  5. Perreault L, Pan Q, Mather KJ et al. Effect of regression from prediabetes to normal glucose regulation on long-term reduction in diabetes risk: results from the Diabetes Prevention Program Outcomes Study. Lancet 2012;379:2243-51

 

Fonte: Merck