exparel

Eurofarma traz analgésico inovador de longa duração para a América Latina. Não opioide EXPAREL® promove analgesia local para melhorar a recuperação durante os primeiros dias críticos após a cirurgia

 

 

A Eurofarma traz com exclusividade para comercialização o EXPAREL®, suspensão injetável de Bupivacaína lipossomal, medicamento indicado para controle de dor no pós-operatório. A parceria foi firmada com a Pacira BioSciences, Inc. (Nasdaq: PCRX), que é líder da indústria em seu compromisso com o gerenciamento da dor não opioide e soluções de saúde regenerativas.

EXPAREL® traz o conceito de prolongamento do tempo de ação do princípio ativo bupivacaína durante os primeiros dias críticos após a cirurgia, permitindo que os médicos possam dar alta aos seus pacientes com mais tranquilidade após as cirurgias e com menos opioides.

“Esta nova parceria reflete o trabalho incansável de criar um ecossistema robusto de inovação na América Latina, envolvendo empresas, cientistas e universidades. Temos metas bem arrojadas de renovação de portfólio e de trazer produtos inovadores para profissionais de saúde e seus pacientes. A Pacira é referência em analgesia e vamos aprender muito juntos, ampliando ainda mais nosso pipeline e possibilidades de novos fármacos em dor, área que temos grande atuação e reconhecimento da classe médica”, afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

“Por meio deste acordo com a Eurofarma, a Pacira está expandindo significativamente sua presença global em um dos mercados internacionais de crescimento mais rápido. Esta parceria é uma conquista fundamental em nossa estratégia de expansão global e apoia nossa missão de levar o produto a pacientes em todo o mundo que precisam de uma alternativa segura e eficaz de opioides para controlar a dor pós-cirúrgica e reduzir o tempo de internação”, comenta Max Reinhardt, presidente ROW da Pacira BioSciences.

 

Indicação e eficácia de EXPAREL®

Comercializado nos Estados Unidos desde 2012 sendo utilizado de forma bem-sucedida por mais de oito milhões de pacientes, EXPAREL® é indicado para diversas especialidades médicas, como Ortopedia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Anestesiologia, podendo ser utilizado em cirurgias para o controle de dor pós-operatória, via infiltração local ou para bloqueio interescalênico do plexo braquial.

A Pacira conduziu um programa robusto de desenvolvimento clínico, tendo realizado 40 estudos de Fases 1 a 3, além de 24 estudos em Fase 4. Esses estudos demonstraram uma redução de até 78% do uso de opioides após cirurgias e melhor controle de dor.

 

Comercialização e distribuição

De acordo com os termos do acordo, a Eurofarma terá o direito exclusivo de comercializar e distribuir EXPAREL® em 19 países da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, México, entre outros. Além disso, a Eurofarma será responsável pelos registros regulatórios da EXPAREL® nesses países. A Pacira receberá royalties com base na comercialização futura do produto pela Eurofarma, além de receber pagamentos de marcos que são acionados pela realização de certos eventos regulatórios e comerciais.

Considerando todas as validações regulatórias para início de venda do produto, a previsão é de que esteja disponível ao mercado local até 2025.