remedio generico

Medicamento é indicado para o tratamento da obesidade por meio de redução da ingestão e prevenção do declínio do gasto energético

 

 

O mais completo parque farmacêutico da América Latina, Laboratório Teuto, reapresenta ao mercado nacional o cloridrato de sibutramina monoidratado, um medicamento de uso oral. O genérico é indicado para o tratamento da obesidade (excesso de peso) e leva à perda de peso por meio de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, além da prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso.

O medicamento deve ser usado como parte de um programa de perda de peso, incluir uma dieta com redução de calorias e atividade física apropriada, sempre com rigorosa supervisão médica.

"Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento com cloridrato de sibutramina quando usado como parte de um programa de perda de peso. O médico deverá ser notificado no caso de variações das respostas iniciais esperadas, para que ele possa reavaliar a situação e fazer os ajustes necessários ao seu programa", esclarece Thiago Lobo Matos, farmacêutico supervisor de mercado do Teuto.

Thiago conta que o fármaco pode ser detectado no sangue em concentração máxima após 3 horas da sua administração e entre 14 e 16 horas apenas 50% da dose absorvida é capaz de ser constatada. "O tempo estimado para início do efeito terapêutico da medicação (perda de peso) é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais", conta.

O farmacêutico alerta que a sibutramina, que possui venda sob prescrição médica e o abuso do medicamento pode causar dependência, é contraindicado para o uso de alguns pacientes, incluindo crianças, adolescentes e idosos acima de 65 anos.

"Pessoas com histórico de diabetes mellitus tipo 2, com hipertensão (pressão alta) controlada por medicação, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides), prática atual do tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria devem evitar o medicamento. Ele também é contraindicado para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30kg/m2 e pacientes com histórico de doença arterial coronariana", finaliza Thiago.

 

Lançamentos

Solução completa em saúde, o Laboratório Teuto, que há mais de sete décadas é sinônimo de qualidade e confiança, alcançou recentemente a marca de 17 produtos considerados como "Medicamentos/Apresentações de Referência". O reconhecimento dos produtos é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que divulga em seu site (www.portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de-referencia/lista) a lista completa dos medicamentos.

Atualmente, a companhia possui mais de 750 apresentações de medicamentos, entre medicamentos de referência, genéricos, genéricos de marca (similares equivalentes – EQ's), MIP's (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para saúde. Nos próximos anos, está programado o lançamento de mais de 220 novas apresentações.