rastreabilidade medicamentos

Tecnologia traça um panorama completo dos produtos e reduz falsificações e roubos

 

 

O início do processo de adequação ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), lei que entra em vigor em abril de 2022, ainda é motivo de intensas dores de cabeça na indústria. A norma prevê a rastreabilidade de remédios de ponta a ponta, da produção em laboratório até a dispensação ao consumidor, o que impõe novos desafios para a gestão da cadeia de suprimentos. 

A solução é a chave para proporcionar uma visão completa da movimentação dos produtos, garantindo proteção à marca e aos clientes, mantendo a conformidade regulatória e coibindo falsificações e desvios. A rfxcel, membro do grupo italiano Antares Vision e líder global em soluções para gerenciamento de supply chain e rastreabilidade, elenca três benefícios desse sistema.

 

Benefício 1: Proteção de marca

Os clientes avaliam a marca pela qualidade de seus produtos e como ela reage diante de um problema. A rastreabilidade auxilia nesse processo. Ter um software especializado permitirá acelerar os recalls, melhorar a cooperação com reguladores e outras autoridades, além de permitir um melhor compartilhamento de informações com clientes e reduzir os danos à reputação de sua marca. A agilidade nas revisões de lotes só são possíveis quando há um sistema robusto de serialização da cadeia de suprimentos.

 

Benefício 2: Padrões regulatórios

A rastreabilidade é definida como a capacidade de identificar unidades de produtos individuais, além da coleta de dados sobre os subcomponentes. Coletar dados de itens acabados, também pode ajudar a identificar problemas, permitindo avaliar o que funciona e o que não funciona no ciclo de fabricação, bem como padronizar a operação e evitar desperdícios. A tecnologia rastreia os regulamentos da indústria e suas constantes evoluções, ajudando as companhias no cumprimento de todos os requisitos atuais e futuros.

 

Benefício 3: Combate desvios e falsificações

A rastreabilidade da cadeia de suprimentos é como uma ferramenta forense para ajudar a combater falsificações, desvios e muitos outros problemas. Você sabe a sua origem, consegue acompanhar cada movimento do produto e pode identificar se foi desviado da rota prevista, se há indício de roubo ou alguma adversidade que pode resultar em prejuízo financeiro.

 

Sobre a rfxcel

Fundada em 2003, a rfxcel é líder global em soluções de rastreabilidade e serialização, fornecendo softwares de ponta e tecnologia em nuvem para ajudar as empresas em todos os processos de sua cadeia de suprimentos. Seus sistemas também contribuem para demandas relativas a monitoramento ambiental e conformidade regulatória. Atua globalmente junto a indústrias farmacêuticas, de produtos de saúde, bens de consumo e alimentos & bebidas, além de órgãos governamentais. A companhia tem sede no estado da Nevada (EUA) e mantém escritórios na América Latina, Ásia-Pacífico, Grã-Bretanha, Oriente Médio, Rússia e União Europeia.