PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
16.Jan

Mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos são vendidas no Brasil nos últimos 12 meses

genericos medicamentos

Volume é 8,92% superior ao registrado no período anterior

 

 

As vendas de medicamentos genéricos e de bissimilares seguem em alta no Brasil. De acordo com levantamento da PróGenéricos, com base em dados do IQVIA, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil, um aumento de 8,92% quando comparado ao período anterior. Atualmente, os genéricos têm participação em 35,25% do mercado total de medicamentos em unidades. No caso dos biossimilares foram comercializadas 1,4 milhão de unidades nos últimos 12 meses, um aumento de 24,03%. A PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares) representa 16 empresas farmacêuticas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% do mercado de genéricos e 50% do mercado de biossimilares no Brasil.

O levantamento também mostra que os genéricos geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no Brasil. O país conta, atualmente, com 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento no território nacional.

Os genéricos respondem por 73,37% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78,54% para colesterol, 71,72% para ansiedade e 64,46% para depressão.

Entre os mais medicamentos genéricos mais vendidos estão: losartana, dipirona sódica, hidroclorotiazida, nimesulida, atenolol, sildenafila, enalapril, simeticona, paracetamol e sinvastatina, utilizados, principalmente, para tratamento das doenças que mais acometem a população como pressão alta e diabetes.

 

Biossimilares

Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, foram comercializados 1,4 milhão de unidades de biossimilares no Brasil, um aumento de 24,03% quando comparado ao período anterior, de acordo com levantamento da PróGenéricos, com base no IQVIA.

Esses medicamentos são utilizados para tratamento de mais de 50 patologias. Atualmente, 15 laboratórios comercializam medicamentos biossimilares no Brasil.

 

Artigo anterior: 49% dos consumidores entre 35 e 44 anos buscam por itens de beleza em farmácias 49% dos consumidores entre 35 e 44 anos buscam por itens de beleza em farmácias Próximo artigo: Brasil registra aumento nas vendas de medicamentos para Alzheimer Brasil registra aumento nas vendas de medicamentos para Alzheimer

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos