- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos são vendidas no Brasil nos últimos 12 meses
Volume é 8,92% superior ao registrado no período anterior
As vendas de medicamentos genéricos e de bissimilares seguem em alta no Brasil. De acordo com levantamento da PróGenéricos, com base em dados do IQVIA, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil, um aumento de 8,92% quando comparado ao período anterior. Atualmente, os genéricos têm participação em 35,25% do mercado total de medicamentos em unidades. No caso dos biossimilares foram comercializadas 1,4 milhão de unidades nos últimos 12 meses, um aumento de 24,03%. A PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares) representa 16 empresas farmacêuticas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% do mercado de genéricos e 50% do mercado de biossimilares no Brasil.
O levantamento também mostra que os genéricos geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no Brasil. O país conta, atualmente, com 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento no território nacional.
Os genéricos respondem por 73,37% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78,54% para colesterol, 71,72% para ansiedade e 64,46% para depressão.
Entre os mais medicamentos genéricos mais vendidos estão: losartana, dipirona sódica, hidroclorotiazida, nimesulida, atenolol, sildenafila, enalapril, simeticona, paracetamol e sinvastatina, utilizados, principalmente, para tratamento das doenças que mais acometem a população como pressão alta e diabetes.
Biossimilares
Entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, foram comercializados 1,4 milhão de unidades de biossimilares no Brasil, um aumento de 24,03% quando comparado ao período anterior, de acordo com levantamento da PróGenéricos, com base no IQVIA.
Esses medicamentos são utilizados para tratamento de mais de 50 patologias. Atualmente, 15 laboratórios comercializam medicamentos biossimilares no Brasil.