PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
06.Fev

EMS assume Dermacyd, a marca líder em cuidado íntimo

ems farmaceutica

Após adquirir linha e já ter recebido aprovação do CADE em 2023, laboratório passa a ser responsável oficialmente pela operação de distribuição e comercialização no Brasil, projetando faturar R$ 100 milhões com o produto que é campeão da categoria.

 

 

A EMS – maior laboratório farmacêutico no País – adquire da Sanofi os direitos de propriedade intelectual, fabricação e comercialização do Dermacyd, marca de sabonetes íntimos, após autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) obtida em junho de 2023. O produto tem um portfólio com oito SKUs. Essa aquisição fortalece a estratégia da empresa de avançar no segmento de medicamentos isentos de prescrição - MIPs (ou OTCs, sigla em inglês, que significa Over-The-Counter), produtos que são vendidos ao consumidor sem a necessidade de receita médica. A expectativa é que a unidade de negócio OTC, responsável pela linha, tenha vendas de R$ 100 milhões só com este produto em 2024. As vendas via farmácias e no canal alimentar resultarão em um incremento de três pontos percentuais de market share ao resultado total desta área ao final do primeiro ano de comercialização.

"Dermacyd é uma marca líder, muito desejada pela consumidora brasileira. O produto lidera a categoria de saúde íntima feminina no país e sua chegada traz ainda mais robustez para o negócio da unidade de OTC da EMS, além de uma nova expertise para a companhia: o trabalho com o canal alimentar", avalia Cínthia Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing das unidades de negócios de Marcas e OTC da EMS. "Nosso propósito é construir marcas ainda mais fortes e, para isso, estaremos cada vez mais juntos do consumidor, ouvindo ativamente as suas necessidades e entendendo o que de fato é relevante para ele. Pautados nesses insights de fora, queremos trazer para dentro da empresa novas soluções para os cuidados das pessoas, ampliando o nosso portfólio e dando um novo tom à nossa comunicação", complementa.

Com a integração da nova aquisição à operação da EMS, o laboratório começa a distribuir e a comercializar todas as versões de Dermacyd no mercado nacional a partir de 1º de fevereiro. A empresa também assume a responsabilidade pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) desse produto por meio do telefone 0800 019 1914. A linha de sabonetes íntimos ainda será produzida pelo antigo proprietário, conforme contrato de serviços de industrialização firmado entre EMS e a Sanofi, e só será assumida pela EMS entre 2025 e 2026, quando deve estar finalizada a construção de um novo prédio fabril para produção do Dermacyd.

O sabonete líquido íntimo adulto será disponibilizado em quatro versões de 200 ml: Femina, Breeze, Delicata e Neutralize, além de dois kits promocionais contendo Femina e Delicata (200 ml. + 100 ml). A linha infantil para o corpo todo inclui sabonete líquido de 200 ml e o kit com 200 ml + 100 ml.

A marca Dermacyd é a precursora no mercado e possui 24% de market share. Em 2023, faturou R$ 42 milhões no canal farma (dados de sell out) e vendeu 2 milhões de unidades (IQVIA, ano completo 2023) no Brasil. Este é um segmento que, só no país, movimenta anualmente mais de R$ 300 milhões nos canais farma e alimentar.

Com Dermacyd, a unidade de OTC da EMS passa a contar, entre outras, com as seguintes marcas de renome em seu portfólio: Multigrip, Lacday, Bálsamo Bengué, Energil, Caladryl e Penvir Lábia.

 

Aquisição na América Latina

Como parte da mesma transação, a EMS também adquiriu a linha de sabonetes íntimos no México, Peru e Argentina, países onde Dermacyd é comercializado sob a marca Lactacyd. "O movimento reforçou a estratégia da empresa de expandir o seu processo de internacionalização também por meio da compra de grandes marcas de produtos", afirma Cinthia Ribeiro. No dia 1º de fevereiro, a EMS também assume total responsabilidade pela gestão da operação do produto nesses três outros mercados.

Dermacyd e Lactacyd alcançam, na América Latina, um volume de vendas anual de 9,2 milhões de unidades e faturam € 19,7 milhões de euros. O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 42% e 53% de representatividade, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 3%, e Argentina, com 2%.

 

 

Artigo anterior: Grupo ACG prevê crescimento de 20% em 2024 com foco na América Latina Grupo ACG prevê crescimento de 20% em 2024 com foco na América Latina Próximo artigo: Farmacêutica EMS registra aumento de 276% na comercialização do Caladryl Farmacêutica EMS registra aumento de 276% na comercialização do Caladryl

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    15.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos