- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Farmacêutica chinesa busca aprovação de versão biossimilar do Ozempic (semaglutida)
Empresa farmacêutica chinesa busca aprovação para lançar versão biossimilar do medicamento Ozempic
Uma empresa farmacêutica sediada em Hangzhou, na China, anunciou em suas redes sociais na última quarta-feira (03/04) que está buscando aprovação para comercializar uma versão biossimilar do Ozempic, medicamento desenvolvido farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. A Hangzhou Jiuyuan Gene Engineering está solicitando permissão para vender o medicamento, que eles chamam de Jiyoutai, para controle da glicose em pacientes com diabetes tipo 2.
O Ozempic se tornou o medicamento para diabetes mais vendido do mundo em 2023. Com a expiração das patentes do Ozempic e do Wegovy, previstas para expirar em 2026 na China, a Hangzhou Jiuyuan Gene Engineering vê uma oportunidade de ingressar nesse mercado em expansão.
Segundo relatório anual da Novo Nordisk, as vendas do Ozempic na China mais que dobraram no último ano, atingindo 4,8 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente US$ 694 milhões), representando 5% das vendas globais do medicamento, que totalizaram 95,7 bilhões de coroas dinamarquesas.
A aprovação para o Jiyoutai marcaria um marco importante na indústria farmacêutica chinesa, tornando-se o primeiro biossimilar de semaglutida desenvolvido localmente no país. Esses biossimilares possuem uma estrutura semelhante aos medicamentos biológicos existentes, oferecendo uma alternativa mais acessível para os pacientes.