leitos sus

 

Um fator que é determinante no enfrentamento do Coronavírus é a quantidade de leitos disponíveis para atender os pacientes com COVID-19 e proporcionar uma quarentena adequada. Observamos que na maioria dos países o número de casos de coronavírus diminui conforme um enfrentamento com a ocupação dos leitos hospitalares aumenta.

O Coronavírus nos faz refletir a respeito do número de leitos fechados no Brasil nos últimos anos, consequência do teto dos gastos e contengenciamento dos gastos em saúde.  Como se prevenir do coronavírus

A equipe do Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess) da Fiocruz publicou dados do Monitoramento da assistência hospitalar no Brasil (2009-2017), o documento mostra, dentre outros aspectos, a situação da oferta de leitos à população na rede hospitalar brasileira.

 

Chama a atenção no relatório a queda no número de hospitais e leitos disponíveis no período de 2009 a 2017.

Segundo os dados do Proadess, houve uma redução de 3,7%, o que significa que se em 2009 haviam 6.041 hospitais, este número cai para 5.819 unidades oito anos depois. Já o número de leitos hospitalares (clínicos, cirúrgicos, pediátricos e obstétricos) também acompanhou a queda: de 1,87 por cada mil habitantes para 1,72 por mil habitantes, número inferior ao estabelecido pela Portaria GM/MS n° 1101/2002 (vigente até 1º outubro de 2015), que era de 2,5 a 3,0 leitos por cada mil habitantes.

 

hospitais leitos brasil

 

É possível verificar que, no período estudado, a quantidade de leitos de cuidados disponíveis ao SUS – leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos – sofreram redução, como é o caso das regiões Centro-Oeste e Sudeste que apresentam, respectivamente, variação negativa de 17,4% e 15,2%.

 

leitos hospitais sus

 

A rede hospitalar disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 2017 era de 4.521 estabelecimentos hospitalares (públicos ou privados conveniados ao SUS), o que correspondeu a 78% do total de hospitais no país. Houve no período uma redução de 5,5%, pois, em 2009, esse número era de 4.783 hospitais.

 

hospitais sus brasil

 

 

Texto por Fábio Reis para PFARMA

 

Leia também:

Alta do dólar e coronavírus podem fazer medicamento ficar mais caro no Brasil

Índia limita exportação de medicamentos por causa do Coronavírus