doenca minamata mercurio 

O Mal de Minamata ou Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio. Os sintomas incluem distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte.

 

 

Uma mostra especial é realizada em Minamata, cidade da província de Kumamoto, em homenagem ao trabalho de Akagi Hirokatsu, cientista japonês que determinou o método de medição do organomercúrio causador do mal de Minamata.

Resultante de grave intoxicação com mercúrio orgânico, a enfermidade do sistema nervoso relacionada à poluição foi primeiramente identificada na cidade de Minamata em 1956.

O cientista Akagi Hirokatsu, que morreu no ano passado, atuou no Instituto Nacional do Mal de Minamata. A sua contribuição específica foi a invenção, na década de 1980, de um método de medição do organomercúrio que causa a enfermidade.

Ele compartilhou o método, amplamente considerado o mais preciso na medição do organomercúrio, com pessoas do mundo inteiro.

Entre os mais de 30 itens em exibição, estão painéis que apresentam e explicam as conquistas de Akagi no combate à doença.

Um conjunto especial de painéis apresenta suas investigações sobre o surgimento do mal de Minamata no Brasil.

 

Com informações da NHK