- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Infusão terapêutica pode ajudar no tratamento dos pacientes crônicos
Aplicação de medicamentos de alta complexidade com suporte médico favorece o cuidado contínuo e tratamento de pacientes sem precisarem se deslocar para ambiente hospitalar.
O tratamento de pessoas com doenças autoimunes ou inflamatórias inclui uma longa jornada de cuidados. Instalados os sintomas, dá-se início a uma investigação incluindo consultas com especialistas e exames, tratamentos sintomáticos e, por vezes, tratamentos infusionais são necessários.
Segundo o Dr. Tiago Barros, hematologista e coordenador Médico de Novos Elos do Grupo Fleury, diversas drogas para controle ou tratamento de uma série de doenças, embora utilizadas em nível extra-hospitalar, não podem ser ministrados pela via oral.
“Para que pacientes não precisem buscar hospitais e, ainda assim, garantam o acondicionamento e a aplicação da forma correta, a infusão supervisionada por profissionais de saúde capacitados existe e pode ser realizada em ambientes seguros, confortáveis e limpos como laboratórios e, em alguns casos, até mesmo na residência do paciente”, explica o Dr. Tiago Barros.
Para facilitar a jornada do paciente, a Clínica Felippe Mattoso e Labs a+, marcas do Grupo Fleury no Rio de Janeiro, passam a oferecer o serviço de infusões e utilizam suas referências médicas e atendimento acolhedor para oferecer terapia infusional fora do ambiente hospitalar, buscando proporcionar mais qualidade de vida para pessoas que realizam tratamento com imunobiológicos.
O serviço no Rio de Janeiro é coordenado pela Dra. Priscila Osorio, imunologista da Clínica Felippe Mattoso e do Labs a+ no RJ. “Várias doenças autoimunes, genéticas, degenerativas ou, mais comumente, deficiências de nutrientes como o ferro podem ser tratadas por infusões de medicamentos específicos”, afirma a especialista.
Capaz de atender pacientes com diversos quadros clínicos, o serviço contempla cerca de 70 medicamentos para o tratamento de mais de 12 doenças em 10 especialidades médicas e a ampliação do portifólio é constante, acompanhando novas adições no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o lançamento de novas drogas.
O serviço tem atuação importante na vida de pessoas com doenças crônicas, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doença inflamatória intestinal, psoríase, lúpus, dermatite atópica e esclerose múltipla, bem como de indivíduos com enfermidades não inflamatórias, como osteoporose ou casos de anemia, por exemplo.
Segundo a Dra. Priscila, a maior parte dos medicamentos pode ser aplicada sob forma de seringas, pela via subcutânea, semelhante a injeções superficiais. Outros necessitam de punção venosa ou ainda, menos utilizada, pela via inalatória. “Sempre um profissional de enfermagem treinado e sob supervisão médica fará a aplicação de modo correto e seguro para garantir assepsia e cuidados específicos necessários para cada substância”, explica a médica.
“Os principais benefícios para o paciente é controlar e tratar patologias no ambiente extra-hospitalar, mantendo a segurança e o cuidado necessários. Fazer a aplicação em um laboratório possibilita que exames de patologia clínica ou de imagem possam ser realizados no mesmo local e que todas as informações estejam centralizadas em um mesmo prontuário”, conclui o Dr. Tiago Barros.