fiocruz 

 

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas, até 25 de maio, para o processo seletivo 2020 dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. Atendendo a Ação Emergencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a seleção pública extraordinária é destinada a projetos que induzam a geração de conhecimento prático e específico orientado especialmente à prevenção e ao combate da atual pandemia da Covid-19, ou endemias e epidemias em geral que assolam o país, envolvendo áreas tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, ou correlatas, cujos conhecimentos possam compor esforços coordenados de atuação perante tais situações.

O programa do INI busca formar docentes para o ensino de nível superior e pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de pesquisa clínica em doenças infecciosas. Para o curso de mestrado acadêmico estão disponíveis quatro vagas, com duração máxima de 24 meses. Já para o doutorado, também são ofertadas quatro vagas, e duração máxima de 48 meses e mínima de 24 meses. O regime de ambos os cursos é de tempo integral.

Os cursos do Programa em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas possuem natureza multiprofissional, sendo exigido dos candidatos a mestrado acadêmico graduação completa e de doutorado graduação completa e preferencialmente o título de Mestre. Os candidatos sem título de Mestre deverão atender aos pré-requisitos estipulados no edital.

Serão oferecidas duas bolsas de mestrado com 24 meses de duração e duas bolsas de doutorado com 36 meses de duração que pode, em caráter excepcional, vir a ser prorrogada por mais 12 meses. As bolsas serão ofertadas preferencialmente para candidatos com projetos em Covid-19, podendo ser destinadas a alunos com projetos em outras endemias ou epidemias caso estas não sejam totalmente preenchidas com candidatos com projetos em Covid-19

Toda a documentação para inscrição deverá ser entregue de forma eletrônica.

Confira o edital, o cronograma e faça a sua inscrição - http://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=22

 

Por: Antônio Fuchs (INI/Fiocruz)*