mulheres industria farmaceutica

 

A Consultoria Great Place to Work publicou o ranking GPTW Mulher 2018, iniciativa criada para reconhecer as empresas que mais oferecem oportunidades de trabalho e ascensão na carreira para mulheres.

O setor farmacêutico é o segundo a liderar o ranking GPTW Mulher, com 6 empresas, perdendo apenas o setor financeiro que possui 8.

Na categoria de empresas de grande porte, considerando apenas as empresas do setor farmacêutico, a Takeda é a campeã. Atualmente na empresa as mulheres já representam mais de 50% do número de colaboradores, 42% dos cargos de liderança e 50% da diretoria da empresa.

Entre as empresas de médio porte a Aspen Pharma foi premiada em 2017 e 2018. A empresa hoje possui 65% dos cargos ocupados por mulheres.

Alexandre França, CEO da Aspen Pharma no Brasil, orgulhosamente nos contou "Na Aspen Pharma mais de 65% do nosso headcount são mulheres, então, tudo que pensamos e fazemos acaba tendo uma influência grande das funcionárias e para as funcionárias. Dos 5 diretores, 2 são mulheres."

 

"Não trabalhamos para prêmios e sim para criar um ambiente maravilhoso para todos os funcionários"
- Alexandre França, CEO Aspen Pharma

 

 

Compromisso com a diversidade e equidade

Globalmente, a Takeda reforçou seu compromisso com a diversidade lançando a campanha Compromisso pela Equidade, na qual fomenta o debate sobre o empoderamento feminino e incentiva os funcionários de diferentes países a expressarem um compromisso pessoal para consolidar o equilíbrio entre gêneros. 

Renata Campos, que assumiu a presidência da Takeda no Brasil e na região Latam no início de abril, é um dos exemplos que foram mapeados pelo programa de desenvolvimento da companhia.

França destaca o compromisso da Aspen com a diversidade "A gente apoia a diversidade de gênero assim como a de raça e opção sexual. Mas nada é forçado. É um processo natural que evita privilégios e injustiças a quem quer que seja."

 

 

Ranking Grande Porte (1000 ou mais funcionários)

1- Takeda

2- Roche Farmacêutica

3- Baxter Hospitalar

 

Ranking Médio Porte (até 1000 funcionários)

1- Apen Pharma

2- Bristol-Myers Squibb

3- Zodiac Produtos Farmacêuticos

 

* ranking considerando apenas as empresas do setor farmacêuticos com base nos dados do GPTW Mulher 2018

 

A importância da diversidade nos resultados das empresas

As mulheres representam apenas 25% dos cargos de liderança sênior nas empresas. Porém, segundo o GPTW empresas lideradas por mulheres possuem um aumento de 11,40% no faturamento.

Pesquisas realizadas pela Fortune constataram que equipes com diversidade de gêneros têm vendas e lucros mais altos em comparação com equipes dominadas por homens. Um estudo recente da Gallup descobriu que unidades de negócios com diversidade de gêneros têm receita média maior do que unidades de negócios menos diversificadas.

 

* Artigo por Fábio Reis