- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Jair Bolsonaro indicou o contra-almirante Antonio Barra Torres para a vaga de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vaga está ociosa desde desde julho de 2017, quando se encerrou o mandato do Jarbas Barbosa.
Esta é a segunda indicação do presidente para a diretoria da agência reguladora. A primeira foi em fevereiro quando indicou o general de Brigada Médico Paulo Sérgio Sadauskas e depois de um mês retirou a indicação feita.
Mensagem publicada em D.O.U: Nº 216, de 29 de maio de 2019
Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor ANTONIO BARRA TORRES para exercer o cargo de Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.
Sobre Antônio Barra Torres
Antônio Barra Torres é formado em medicina e atua como cirurgião cardiovascular, é natural do Rio de Janeiro e já ocupou a direção do Centro de perícias Médicas da Marinha do Brasil. A sabatina no Senado ainda será marcada.
Sobre a diretoria da Anvisa
A Anvisa é dirigida por um colegiado de cinco diretores com mandatos de três anos não coincidentes entre si, sendo um dos membros designado por decreto do presidente da República para presidir o órgão.
A Anvisa é dirigida por uma diretoria colegiada composta por cinco integrantes com mandatos de três anos, cujo começo e término não são coincidentes entre si. Os dirigentes são sabatinados pelo Senado Federal antes de sua nomeação e têm estabilidade durante o período do mandato. Dentre os cinco, um é designado por decreto do Presidente da República para exercer o posto de diretor-presidente. As decisões são tomadas em sistema de colegiado, por maioria simples.
Atuais diretores da Anvisa: William Dib, Alessandra Bastos, Fernando Mendes Garcia Neto e Renato Porto.