PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Blog
By Fábio Reis
Fábio Reis
01.Mar

Pesquisadoras lideraram o sequenciamento do coronavírus no Brasil

 pesquisadoras sequenciamento coronavirus

Elas foram responsáveis por liderar os estudos que conseguiram sequenciar o genoma do coronavírus em apenas 48 horas.
A média mundial de tempo para sequenciamento do coronavírus é de 15 dias.

 

As pesquisadoras Jaqueline Goes de Jesus e Ester Cerdeira Sabino foram as responsáveis por liderarem o grupo que sequenciou o genoma do primeiro caso de coronavírus no Brasil.

Na última quarta-feira de cinzas (26/2), enquanto a população recebia a notícia do primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil, as pesquisadoras iniciavam o trabalho de sequenciamento do coronavírus. Trabalho que seria reconhecido mundial pela rapidez.

Ester Sabino é diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da USP, e desde os primeiros casos na Itália ela treinou seus pesquisadores para usar uma tecnologia de sequenciamento conhecida como MinION, que é portátil e barata. O sequenciamento do genoma do COVID-19 foi conduzido por uma equipe de pesquisadores coordenada por Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP, em parceria com Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz (LEIAL).

 

Leia: Como se prevenir do coronavírus

 

Sobre Ester Cerdeira Sabino

Professora Associada do Departamento de Molestias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP Diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP de 2015 a 2019. Investigadora principal dos programas do NIH "Recipient Epidemiology and Donor Evaluation Study-IV pediatric" e do "Sao Paulo- Minas Gerais Neglected Tropical Disease Research Center for Biomarker Discovery". Coordenadora do projeto PITE FAPESP "A translational study for the identification, characterization and validation of severity biomarkers in arboviral infections" e do projeto FAPESP/MRC " The Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (CADDE)" Principais linhas de pesquisas: segurança transfusional, HIV, doença de Chagas, arboviroses e anemia falciforme (Fonte: Currículo Lattes)

 

Sobre Jaqueline Goes de Jesus

Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de Biologia Molecular na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) e no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Câncer da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Desenvolve pesquisas na área das arboviroses emergentes ZIKV, DENV, CHIKV, YFV, ORV e MAYV. É integrante do ZIBRA Consortium e participa do ZIBRA project - Zika in Brazil Real Time Analisys (http://www.zibraproject.org/), projeto itinerante de mapeamento genômico do vírus Zika no Brasil. Realizou estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Birmingham, Inglaterra, desenvolvendo e aprimorando protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos dos vírus Zika, HIV, além de protocolos para sequenciamento direto do RNA. Atualmente desenvolve pesquisas como bolsista FAPESP, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - Universidade de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE - Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (http://caddecentre.org). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Texto por Fábio Reis para PFARMA. 

 

Leia também:

- Cientistas brasileiros sequenciam genoma do coronavírus em 48 horas

- Cachorro apresenta teste positivo para Coronavírus

- Coronavírus: máscaras e álcool gel começam a faltar nas farmácias

- Confirmado primeiro caso de Coronavírus no Brasil

- Medicamentos usados no tratamento do Ebola, Malária e HIV demonstram eficácia contra o coronavírus

 

  • coronavirus
  • coronavirus
Artigo anterior: Farmacêutica utiliza técnica do furinho humanizado em bebês Farmacêutica utiliza técnica do furinho humanizado em bebês Próximo artigo: Hong Kong divulga comunicado sobre caso de cachorro infectado com Coronavírus Hong Kong divulga comunicado sobre caso de cachorro infectado com Coronavírus

Novos conteúdos

  • Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Biografia mostra trajetória de fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de medicamentos genéricos no Brasil
    Biografia mostra trajetória de fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de medicamentos genéricos no Brasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Acordo Mercosul–EFTA avança com perspectivas positivas para indústria brasileira
    Acordo Mercosul–EFTA avança com perspectivas positivas para indústria brasileira
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Indústria nacional pode ser parceira estratégica na agenda de saúde dos BRICS, diz Grupo FarmaBrasil
    Indústria nacional pode ser parceira estratégica na agenda de saúde dos BRICS, diz Grupo FarmaBrasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • COOP Drogaria inaugura 71ª unidade e reforça presença no Grande ABC
    COOP Drogaria inaugura 71ª unidade e reforça presença no Grande ABC
    Mercado Farmacêutico 08.Jul
  • Laboratório Teuto abre mais de 100 oportunidades em Mutirão de Empregos
    Laboratório Teuto abre mais de 100 oportunidades em Mutirão de Empregos
    Emprego 08.Jul
  • Farmácias do Rio de Janeiro são proibidas de pedir CPF para oferecer desconto
    Farmácias do Rio de Janeiro são proibidas de pedir CPF para oferecer desconto
    Mercado Farmacêutico 02.Jul

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos