leite po composto lacteo

Leite em Pó Integral ou Composto Lácteo: Qual o melhor? Qual a diferença? Qual leite é o mais saudável?

 

 

Muitos consumidores ficam confusos quando se deparam no mercado com dois tipos de produtos: Leite em pó e composto lácteo. A confusão fica maior ainda quando há uma variedade ainda mais de produtos como leite em pó integral, leite em pó desnatado instantâneo e até mesmo composto lácteo com fibras.

De forma geral é importante entender que o Leite em Pó Integral é o leite de vaca que conhecemos que após um processo industrial no qual perde a água fica apenas o pó para ser reconstruído com água. Este na indústria pode ser enriquecido com vitaminas adicionais ou até mesmo co substância que facilitam sua solubilidade, como lecitina da soja, e recebem um nome comercial com palavra como instantâneo.

Composto Lácteo é um produto que precisa ter pelo menos pelo menos 51% de leite e recebe outros compomentes em sua fórmula como fibras, vitaminas, minerais e outros tipos de gorduras.

 

O que é Leite em Pó?

Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite que, desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto.

O leite em pó pode se apresentar com diferentes teores de gordura, dependendo da quantidade presente do leite líquido usado na produção. Disto pode resultar um leite integral ou um leite parcialmente desnatado, ou seja, magro. De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 - 35% de recomendação diária.

1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado.

 

Como é o processo de fabricação do Leite em pó?

Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso.

O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas do mesmo contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que a restante água do leite evapore, e as gotículas se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes tipos: flocos, granulado e pulverizado.

 

Na dúvida de qual melhor tipo de leite ou fórmula infantil para dar ao seu filho fale com seu pediatra. Se você está em dúvida em qual é o melhor tipo leite em pó ou composto lácteo para você beber, converse com seu médico, nutricionista ou farmacêutico.