PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Blog
By Fábio Reis
Fábio Reis
06.Mar

Bebê morre após supostamente ingerir colírio ao invés de medicamento para enjoo vendido por engano

bebe medicamento errado trocado morre

Bebê de dois meses recebeu colírio para glaucoma em vez de medicamento para evitar vômito e enjoo. CRF/GO publicou uma nota sobre o caso.

 

 

Um bebê de apenas dois meses morreu após supostamente ingerir um colírio que teria sido vendido por engano em uma farmácia em Formosa, município goiano no Entorno do Distrito Federal. A criança deveria ter tomado um medicamento para evitar enjoo e vômito, chamado bromoprida, mas segundo informações da Polícia Civil o medicamento vendido e consumido pelo bebê foi o “tartarato de brimonidina”, um colírio para o tratamento de glaucoma.

De acordo com a Polícia Civil, o bebê apresentava náuseas, vômito e febre e, por isso, foi levado pela mãe a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, o menino foi atendido e foram prescritos alguns medicamentos, entre eles a bromoprida.

Conforme a delegada responsável pela apuração do caso, Fernanda Lima, o avô da criança foi até a farmácia e comprou os medicamentos. A mãe do bebê teria ministrado as doses, de acordo com a prescrição. Pouco tempo depois, a criança começou a chorar e gritar de dor. O bebê foi novamente levado para a UPA. Ele chegou a ser intubado, mas não resistiu e morreu na madrugada de domingo (5/3).

A polícia fez diligências na unidade de saúde, bem como no estabelecimento comercial, que não teve o nome divulgado, para ter acesso aos prontuários. Ainda de acordo com a Polícia Civil, um laudo preliminar apontou que a ingestão do remédio pode ter provocado a morte da criança, mas a afirmação só poderá ser dada após a conclusão dos exames.

O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) emitiu uma nota de pesar e informou que já iniciou apuração do caso. O órgão destacou a importância de denunciar e pediu para que a população fique atenta ao adquirir medicamentos, verificando a validade e a origem dos produtos (leia a nota completa aqui).

Segundo reportagem da Rede Globo, a farmácia em questão ainda não se pronunciou sobre o caso. O fato comoveu a cidade e gerou grande repercussão nas redes sociais. O caso segue em investigação pela polícia para apurar as responsabilidades e esclarecer o ocorrido.

 

Confira também:

- Bebê morre após supostamente ingerir colírio ao invés de medicamento para enjoo vendido por engano

- Farmacêutico reponsável por farmácia que vendeu medicamento que levou à morte de bebê pode ter registro suspenso

- CRF/GO publica nota sobre caso do bebê que morreu após tomar medicamento errado

- Nota da Farmácia envolvida no caso do bebê que morreu após tomar colírio vendido por engano

 

Artigo anterior: Conheça os tipos de repelentes para se proteger dos mosquitos (Dengue) Conheça os tipos de repelentes para se proteger dos mosquitos (Dengue) Próximo artigo: CRF/GO publica nota sobre caso do bebê que morreu após tomar medicamento errado CRF/GO publica nota sobre caso do bebê que morreu após tomar medicamento errado

Novos conteúdos

  • Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Blog 23.Out
  • Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Emprego 23.Out
  • Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 23.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos