- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Vídeo infantil retrata farmacêutico como criminoso vendendo remédio falso e gera revolta
Vídeo Infantil "Frasco de remédio misterioso" gera revolta na classe farmacêutica e repercute nas redes sociais.
Um vídeo de desenho animado com música infantil intitulado "Frasco de Remédio Misterioso", da série de músicas infantis Lucky Zee Zee, produzido pela LIFOKI, está causando indignação na classe farmacêutica. A produtora de vídeos infantis, de origem vietnamita, se apresenta como uma empresa que ajuda as crianças a se desenvolverem de forma abrangente, explorando o mundo por meio de conteúdo considerado valioso e saudável. No entanto, o conteúdo do vídeo tem gerado polêmica.
A equipe de jornalismo do PFARMA entrou em contato com a LIFOKI para questionar sobre o conteúdo do vídeo, mas até o momento não recebeu resposta.
O vídeo, disponível no YouTube e acessível para crianças, conta com traduções em várias línguas, incluindo português, inglês, espanhol, coreano, japonês e mandarim.
Enredo do vídeo e retratação do farmacêutico como criminoso
No enredo, personagens infantis estão com dor e relutam em tomar "remédios amargos". Um farmacêutico, representado por um lobo, aparece trazendo o que é chamado de "garrafa misteriosa", prometendo ser doce como suco. No entanto, trata-se de um remédio falso que acaba deixando as crianças doentes. O farmacêutico é então perseguido por um policial e preso. O vídeo termina com a prisão do farmacêutico e a mensagem musical "se você está com dor, procure um doutor!".
Repercussão na classe farmacêutica
O vídeo gerou manifestações dos Conselhos Regionais de Farmácia de diversos estados, que emitiram notas de repúdio. O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) solicitou a remoção imediata do vídeo do YouTube. A Dra. Luzimar Gualter, presidente do CRF/RJ, afirmou: "O CRF/RJ tomou conhecimento deste conteúdo com estarrecimento e considera inaceitável a veiculação de um vídeo com tal teor e com tamanho desconhecimento e desrespeito à profissão farmacêutica".
A Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro, Dra. Talita Barbosa, também expressou sua indignação: "O conteúdo do vídeo é um absurdo total. Como farmacêutica e também mãe, fico extremamente preocupada com este tipo de conteúdo".
A polêmica em torno do vídeo "Frasco de Remédio Misterioso" evidencia a necessidade de uma maior vigilância sobre o conteúdo disponibilizado para o público infantil. A classe farmacêutica espera que a LIFOKI e outras produtoras de conteúdo infantil sejam mais responsáveis e respeitosas ao retratar profissionais de saúde, a fim de evitar a disseminação de informações equivocadas e prejudiciais.