- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Anápolis 117 anos: indústria farmacêutica impulsiona o desenvolvimento econômico
Diretor Industrial do Laboratório Teuto e Presidente da FIEG falam sobre como as indústrias são determinantes para o desenvolvimento do município.
A geração de empregos é um dos principais fatores para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade. O município que possui um setor industrial estabelecido proporciona uma oferta de empregos maior, elevando a qualidade de vida da população. Ao completar 117 anos no dia 31 de julho, Anápolis relembra seu crescimento com a marca do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).
Prova disso é a representatividade da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) anapolino. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as indústrias compõem 30% do PIB da cidade. Somente em 2023, o aumento do PIB foi de 16,3%, um avanço quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior.
Cidade e empresas
Neste contexto, a relação entre a cidade e as empresas se fortalece por meio do desenvolvimento mútuo. Um exemplo é o Laboratório Teuto, que fincou suas raízes em Anápolis há mais de 30 anos, após a aquisição feita por Walterci de Melo, sendo atualmente uma das maiores empresas dentro do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).
Essas três décadas permitiram que a empresa se tornasse uma das maiores empregadoras da cidade, atualmente com mais de 3.500 colaboradores. Diretor industrial do Teuto, Carlos Roberto fala sobre essa relação da empresa com Anápolis: "Para nós é um privilégio estarmos em um município tão importante para o estado e para o país. Nos últimos anos, buscamos contribuir para o desenvolvimento de Anápolis e do Brasil da melhor forma e acredito que estamos tendo êxito", pontua.
Outro agente do setor que corrobora com esse cenário é a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), maior órgão representativo das indústrias do estado. André Rocha, presidente da FIEG, comenta sobre essa relação da cidade com o setor industrial. "A chegada de empresas como o Teuto, com 77 anos de história, que chegou em Anápolis há 30 anos, coincidiu com o crescimento industrial da cidade, fazendo com que o município tenha hoje o segundo maior polo farmacêutico do país, com empresas de destaque como o Teuto, muito importante para o nosso avanço", complementa.