- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Xinhua
Demonstração do dispositivo bucal para auto-coleta de amostras de saliva para o teste de COVID-19 durante a 22ª Feira de Alta Tecnologia da China CHTF, em inglês (Xinhua/Mao Siqian)
Pesquisadores chineses desenvolveram um dispositivo com swab capaz de coletar amostras da garganta para o teste da COVID-19 por conta própria, sem a ajuda de nenhuma equipe médica.
"A máquina é conveniente, permitindo que os usuários realizem uma amostragem rápida por autoatendimento para o diagnóstico de COVID-19, o que reduz os riscos de infecção cruzada para trabalhadores médicos", disse o pesquisador-chefe, Xiao Liehui, do Hospital de Shenzhen da Southern Medical University.
Desenvolvida em conjunto pelo hospital de Xiao e uma empresa de tecnologia baseada em Shenzhen, a máquina fez sua estreia na 22ª Feira de Alta Tecnologia da China, que terminou no domingo em Shenzhen.
Depois que o usuário conclui a verificação de identidade por meio de um cartão de identificação e reconhecimento facial, a máquina fornece os instrumentos da amostragem. Com a orientação de um vídeo, o usuário coloca luvas, faz a varredura de códigos, coleta a amostra com swab e coloca as amostras na máquina. Todo o processo leva aproximadamente cinco minutos.
"Em comparação com o tempo médio de amostragem manual de três minutos, a velocidade da máquina é mais lenta, mas ela pode operar 24 horas por dia, o que economizará muito trabalho manual e aumentará a eficiência da amostragem", disse Liu Yajie, vice-presidente do hospital.
O teste de ácido nucleico, o padrão ouro RT-PCR, é um dos métodos de diagnóstico mais importantes para COVID-19. O processo de amostragem atual exige que a equipe médica use roupas de proteção pesadas para estar em contato próximo com os pacientes. A inserção de um cotonete na garganta pode fazer o paciente tossir, o que pode projetar gotículas em direção ao rosto da pessoa que está coletando a amostra do paciente.
A máquina patenteada passou por testes clínicos e deve entrar em produção em massa em 2021, de acordo com um comunicado do hospital.
Por Xinhua News