hipoxia falta ar silenciosa covid19

 

Especialistas da área médica informam que pessoas que estiverem se recuperando em casa de infecção por coronavírus devem verificar com frequência o nível de oxigênio na corrente sanguínea, pois as condições podem deteriorar sem sintomas perceptíveis.

Alguns dos que apresentam sintomas moderados da doença após desenvolver pneumonia não exibem qualquer sinal de desconforto, apesar da baixa absorção de oxigênio. Trata-se de condição conhecida como hipóxia silenciosa.

Uma disparada nos casos de coronavírus está sobrecarregando os hospitais japoneses, especialmente na área de Tóquio e em Okinawa, província do sul do Japão. Muitas pessoas infectadas não dispõem de muita escolha a não ser permanecer em casa.

Especialistas aconselham que os enfermos façam uso de um oxímetro de pulso para verificar com frequência seus níveis de oxigênio, e que busquem auxílio médico no caso de qualquer anormalidade.

O professor Tateda Kazuhiro, da Universidade Toho, que é membro do painel consultivo do governo para o coronavírus, informou que pacientes poderiam desmaiar repentinamente e desenvolver sintomas graves da doença. Ele disse que as pessoas não devem hesitar em contatar o centro local de saúde pública ou um hospital se começarem a sentir desorientação, ou perda de coloração em lábios e unhas.

Tateda também disse que é importante possuir mais de um local de contato em caso de emergência.

 

Com informações da TV Japonesa NHK