- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
É falso que o Japão passou a usar ivermectina e deixou de vacinar contra covid-19
O Japão não recomenda o uso de ivermectina para evitar ou tratar covid-19 e o país investe na vacina contra covid-19.
Com a nova onda de casos de covid-19, causada por subvariantes da omicron, aconteceu também uma nova onda de Fake News envolvendo o uso de ivermectina e informações falsas sobre o Japão.
Em agosto de 2021 noticiamos que o Japão alertou que a eficácia da ivermectina não foi comprovada contra Covid-19. Também em 2021 em fevereiro a farmacêutica alemã Merck, responsável pela fabricação da Ivermectina, informou em comunicado que não há eficácia da ivermectina contra COVID-19.
Fake news que o Japão deixou de vacinar a população e passou a utilizar ivermectina no combate à Covid-19
Em um vídeo, um homem afirma que o número de mortes no país asiático despencou após o início do uso do vermífugo, que tem sua ineficácia comprovada contra o vírus SARS-CoV-2 por diversas pesquisas científicas.
Ao contrário do que se afirma no vídeo, a ivermectina não é usada no Japão para o tratamento da Covid-19: o país investe em vacinas. No site do Ministério da Saúde é possível consultar os imunizantes que estão sendo disponibilizados gratuitamente à população japonesa, com uma previsão de compra de mais de 120 milhões de doses.