coronavirus brasil

 

A chegada da epidemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) recomenda a adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de nossa comunidade – pesquisadores e estudantes que se beneficiam de auxílios da Fundação, assessores e servidores da FAPESP -, no sentido de evitar ou conter a propagação da doença.

Em função deste quadro, recomenda-se aos pesquisadores que adiem viagens que não sejam estritamente necessárias no momento, em especial para regiões com elevada incidência de casos, e que considerem o adiamento ou cancelamento da organização de eventos programados, sempre que isso seja possível, seguindo as orientações de sua instituição.

A FAPESP já tem procedimentos que podem evitar prejuízos aos pesquisadores responsáveis para casos justificados de cancelamento ou adiamento de viagens de visitantes ou de pesquisadores para participação em reuniões. Faz parte dos procedimentos normais a possibilidade de mudanças justificadas nos projetos, resultantes de acontecimentos imprevistos, como, por exemplo, a necessidade de retorno antecipado ao país. É essencial nestes casos haver justificativa documentada para a solicitação, a qual será analisada pela fundação.

Leia: Como se prevenir do coronavírus

Caso seja necessário solicitar modificação em seu auxílio ou bolsa, lembre-se que todas as Solicitações de Mudança devem ser apresentadas via sistema, podendo a Fundação aprová-las, desde que devidamente justificadas e documentadas.

Em caso de urgência justificada, em razão de eventos relacionados ao coronavírus, encaminhe sua dúvida pelo Converse com a FAPESP, escolhendo na lista de assuntos o tema “COVID-19”, e incluindo o número do processo para que o caso específico possa ser avaliado. Esclarecemos que este canal de comunicação não responderá questionamentos sobre outros assuntos, devendo ser utilizado exclusivamente para justificar a necessidade de urgência relacionada ao coronavírus.

Comunicamos também que a FAPESP, a partir do dia 16/03/2020, não mais atenderá pesquisadores para a entrega física de documentos e esclarecimento de dúvidas em sua sede. Em caso da necessidade de encaminhar documentos à FAPESP, esses devem ser remetidos pelo Correio, com Aviso de Recebimento (AR), ou encaminhados por meio dos Pontos de Apoio da FAPESP junto às universidades e instituições de pesquisa.

A FAPESP voltará a se comunicar com a comunidade sobre esses problemas e fornecerá orientações à medida que novas recomendações dos órgãos de saúde pública estiverem disponíveis.

 

Leia também:

Bolsonaro testa positivo para Coronavírus

Alta do dólar e coronavírus podem fazer medicamento ficar mais caro no Brasil

Índia limita exportação de medicamentos por causa do Coronavírus