autocoleta saliva teste

A fim de garantir a privacidade dos pacientes, empresa lança exame de autocoleta sem identificação dos examinados

 

 

A DNA Consult, laboratório de biotecnologia especializado em análise genética, acaba de lançar um exame de paternidade de autocoleta. O teste é realizado por meio da swab oral (autocoleta utilizando um cotonete para a coleta de células da bochecha).

A empresa realiza exames de paternidade desde 1998, utilizando as mais modernas e confiáveis metodologias, com resultados rápidos e com 99,99% de assertividade. "É importante mencionar que os exames feitos a partir de autocoleta são tão seguros quanto os exames judiciais. Entretanto, os exames de paternidade baseados em autocoleta não possuem valor jurídico, pois a acreditação legal do exame depende da identificação das partes e da realização da coleta por profissional da área da saúde, registrado em Conselho de Classe, que realize e se responsabilize pela coleta", explica Euclides Matheucci Jr. Diretor Científico e fundador da DNA Consult.

Para garantir o sigilo das informações do paciente, a empresa desenvolveu um processo de identificação por código. Assim que o solicitante adquire o teste, ele precisa preencher um formulário informando somente este código fornecido pelo laboratório e um e-mail. Caso seja do interesse do cliente se manter anônimo, a empresa também orienta a criação de um e-mail fictício apenas para o solicitante receber o resultado do exame, uma praticidade inovadora se comparada com o teste tradicional, que solicita todas as informações do suposto pai, do filho (a) e mãe no cadastro. 

"Todas as análises e cálculos são realizados por profissionais altamente capacitados e experientes na área utilizando software específico. Com a abordagem empregada, existe uma confiança de 99,99% nos resultados de: exclusão de paternidade (quando o suposto pai examinado não é o pai biológico), ou de inclusão de paternidade (quando o suposto pai examinado é o pai biológico). Mesmo quando se coleta amostras apenas do filho(a) e suposto pai, sem coletar amostra da mãe, os resultados são 100% confiáveis", afirma Matheucci.

O exame de autocoleta da DNA Consult pode ser realizado de três formas: Trio, Duo ou no caso de pai ausente, ou falecido. No Trio, a análise é feita a partir da amostra do suposto pai, mãe e filho(a). No Duo, são avaliadas as amostras somente do pai e filho(a). Já no caso de pais falecidos ou ausentes, são analisados familiares consanguíneos do suposto pai falecido ou ausente para reconstituir o seu genoma. "Este é um procedimento rotineiro e apresenta resultados tão confiáveis quanto o Trio ou Duo", garante Matheucci Jr.

A amostra dura 15 dias e na cidade de São Carlos-SP é possível agendar a retirada pelo sistema de delivery. Para a realização deste teste, a DNA Consult segue rigorosamente as normas e as diretrizes legais estabelecidas pela legislação brasileira. Quem deseja solicitar o exame, precisa entrar em contato com a DNA Consult pelo telefone (16) 98195-4580 ou e-mail contato@dnacolnsult.com.br.