- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Projeto e-TOP de automação no Laboratório Teuto avança para fase final
O Laboratório Teuto está na fase final da implementação do projeto e-TOP (Teuto Operação sem Papel), em parceria com a Siemens. O projeto tem como objetivo de eliminar o uso de papel no registro de dados de produção.
O e-TOP representa um avanço relevante ao usar a automação como ferramenta eficaz na redução de custos operacionais. De acordo com a consultoria Gartner Inc., empresas que adotam a digitalização podem economizar até 3% de seus ganhos, tradicionalmente gastos com papel. Além do impacto financeiro, a iniciativa também traz benefícios ambientais, reduzindo o consumo de papel por funcionário, o que pode chegar a dez mil folhas por ano somente dentro do parque industrial do Teuto.
A importância dessa transformação é destacada por Rodrigo Alvarez, diretor de negócios de soluções para a indústria farmacêutica da Siemens. Ele observa que “cerca de 90% da indústria farmacêutica ainda depende de receitas de fabricação em papel, gerando volumosos documentos que precisam ser mantidos para consulta regulatória. A solução da Siemens digitaliza esse processo, otimiza as etapas de fabricação, elimina preenchimentos manuais e verificações físicas e abre novas oportunidades tecnológicas para os profissionais envolvidos”.
A iniciativa começou no setor de sólidos, e a próxima etapa prevê a digitalização para outras áreas da fábrica.
Controle e rastreabilidade
Gerente de T.I. do Laboratório Teuto, Maria Regina reforça que a implementação do e-TOP irá aprimorar o controle da rastreabilidade dos produtos e das informações processuais. Ela aponta que essa mudança está alinhada às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e oferece aos colaboradores uma oportunidade valiosa de desenvolvimento profissional em um ambiente cada vez mais digitalizado.
Complementando essa visão, Carlos Andrade, diretor industrial do Teuto, explica que o novo sistema trará um controle mais eficiente sobre a emissão e circulação de documentos dentro das áreas produtivas, minimizando a movimentação de papel. Ele enfatiza que “a integração dos dados gerados por outros sistemas e equipamentos ocorrerá de forma automática, o que reforça tanto a segurança quanto a eficiência em nossas operações”.