- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Podcast aborda os riscos do consumo de antibióticos sem prescrição
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas. A situação é preocupante pois, segundo especialistas, revela o alto consumo derivado de prescrições inadequadas e a automedicação que favorecem o surgimento de bactérias multirresistentes – as chamadas superbactérias, que podem levar a morte.
Em 2018, o Brasil passou a integrar o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos da OMS, que visa a coleta de dados dos países para que se tenha uma visão completa das tendências e padrões de consumo de antibióticos. Desde 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla, por meio da Resolução RDC 44, a venda de antibióticos, que só pode ser feita mediante receita médica, justamente para “minimizar a elevação da resistência bacteriana no país”.
Para alertar a população, o projeto Fiocruz no Ar traz o podcast Antibiótico sem receita: os riscos, abordando o consumo de antibióticos sem receita médica ou como automedicação. A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ana Paula Assef, explica os riscos deste consumo inadequado.
Ficha técnica: Podcast 05 - Antibiótico sem receita: os riscos