- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Empresa aérea oferece passagens gratuitas a profissionais da saúde no combate ao coronavírus
Enquanto boa parte da sociedade brasileira tem hoje a recomendação de se isolar em casa, com seus familiares, como forma de frear a propagação do novo coronavírus (COVID-19) no País, há um segmento da população que não pode ou quer se apartar da mais grave crise vivida pela saúde pública nos últimos anos. São os profissionais de saúde. Profissionalismo, solidariedade e empatia são as palavras de ordem para oferecer e levar o tratamento emergencial adequado às pessoas contaminadas ou com suspeita de contágio, evidentemente com medidas rígidas de prevenção e autopreservação na lida com a doença.
Poucas vezes se vê um posicionamento profissional que possa ser mais humano. Um tipo de contato que extrapola o social e se aproxima do humanitário, indispensável para resguardar o bem mais valioso: a vida. E, em tempos difíceis, a solidarização ao outro não deve surgir apenas das ações dos órgãos governamentais, mas também da iniciativa privada. Por essa razão, a GOL Linhas Aéreas disponibiliza, a partir do dia 23 de março, passagens aéreas gratuitas, com apenas o pagamento da taxa de embarque, exclusivamente aos médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas de todo o País que precisam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes do covid-19.
Todos esses profissionais de saúde acima podem se apresentar nas lojas GOL, nos aeroportos, com duas ou três horas de antecedência aos voos para viabilizar, sem custos, seu deslocamento até a localidade demandada. A saber, o embarque estará sujeito à disponibilidade de assentos nos trechos.
Reservas prévias de bilhetes aéreos não são permitidas aos interessados em utilizar o serviço, e é indispensável a apresentação da carteirinha de credenciamento profissional validada pelo conselho regional competente. Além do mais, é exigida uma carta que comprove o motivo da viagem: o cuidado às pessoas enfermas ou com suspeita de contaminação pelo covid-19.
A segurança e o bem-estar dos seus Clientes e Colaboradores são o valor número um da GOL. Suas aeronaves dispõem do filtro Hepa, que captura 99,7% de partículas como bactérias, vírus e outras impurezas a bordo, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro. O álcool gel também está disponível a todos, como as máscaras de proteção, para os casos em que seu uso for indicado. Vale lembrar que o processo de higienização das cabines, durante as paradas em solo e os pernoites dos aviões, foi reforçado pela Companhia desde o advento da epidemia no Brasil, seguindo critérios estabelecidos pelos órgãos responsáveis.
47 profissionais de saúde foram transportados gratuitamente na primeira semana
Iniciada na segunda-feira passada, dia 23 de março, a campanha Compromisso GOL, encabeçada por esta que é a maior Companhia aérea brasileira, disponibiliza passagens aos profissionais de saúde que precisam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos pacientes do novo vírus e aos suspeitos de contaminação. Desde o lançamento até ontem, segunda, dia 30, foram 47 os transportados gratuitamente para diferentes capitais e municípios nacionais.
Veja os destaques em localidades e números de profissionais de saúde:
Os 10 trechos mais utilizados: Guarulhos-Vitória (4), João Pessoa-Brasília (3), Congonhas-Galeão (3), Vitória-Guarulhos (2), Congonhas-Santos Dumont (2), Florianópolis-Confins (2), Guarulhos-Fortaleza (2), Congonhas-Porto Alegre (2), Juazeiro do Norte-Guarulhos (2) e Guarulhos-Galeão (2).
As 10 principais origens: Guarulhos (10), Congonhas (7), Galeão (4), Foz do Iguaçu (3), João Pessoa (3), Florianópolis (3), Juazeiro do Norte (2), Curitiba (2), Vitória (2) e Goiânia (2).
Os 10 destinos mais procurados: Guarulhos (9), Galeão (7), Vitória (4), Brasília (4), Porto Alegre (4), Santos Dumont (3), Curitiba (2), Confins (2), Belém (2) e Congonhas (2).
Todos os atuantes na área da saúde podem se beneficiar da iniciativa e voar com a GOL, pagando somente a taxa de embarque. Reservas prévias de bilhetes não são permitidas. Os interessados devem comparecer ao aeroporto duas ou três horas antes do voo e procurar a loja VoeGOL para requerer o embarque, que é efetuado mediante disponibilidade de assento. Mostrar a carteirinha profissional validada pelo conselho regional da categoria é essencial, assim como uma carta comprobatória da necessidade da viagem.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Gol
Sobre Álcool Gel e Coronavírus leia também:
- Denúncias de aumento abusivo no preço de álcool em gel lotam procons
- Anvisa autoriza pronta-entrega de álcool gel em farmácia de manipulação
- O perigo da fabricação e uso de álcool gel caseiro