infeccao passaro 

Houve um aumento inexplicável de mortes na população de pássaros de chapim-azul da Alemanha. Especialistas estão aconselhando o distanciamento social dos pássaros.

 

Uma doença contagiosa desconhecida está afetando a população de pássaros de chapim-azul da Alemanha, disse a organização não governamental de conservação NABU. Eles receberam mais de 11.000 denúncias sobre aves doentes ou mortas entre 9 e 17 de abril.

O NABU não tem certeza do que está causando as mortes dos peitos azuis. Parece que a doença é transmitida onde os pássaros se reúnem - pássaros doentes são freqüentemente encontrados no chão perto de alimentadores de pássaros. Alguns pássaros pareciam estar com dificuldades respiratórias.

Algumas das características da doença correspondem a uma infecção bacteriana, diferente da gripe aviária (Influenza aviária A - como H5N8 ou H5N6). O NABU descartou outras doenças porque esta apareceu em uma época diferente do ano e tem como alvo diferentes espécies de aves. O vírus Usutu é predominante no verão e afeta pássaros pretos. O vírus do Nilo Ocidental também é predominante apenas no meio do verão.

O NABU espera que os exames laboratoriais que serão concluídos em 27 de abril forneçam mais informações sobre a causa da doença. Enquanto isso, a organização aconselha o "distanciamento social" das aves: as pessoas devem parar de fornecer bandejas de alimentação, mesas e pontos de consumo se forem avistadas aves doentes durante a alimentação.

 

Com informações do DW - Deutsche Welle