hospital albert einstein

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos a 30 vagas, no mestrado e doutorado

 

 

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein recebe, até 25 de novembro de 2020, inscrições para a seleção de candidatos a 30 vagas, níveis mestrado e doutorado, no curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde, na área de concentração de Ciências Médicas.

O programa de pós-graduação tem linhas de pesquisa e projetos de caráter básico, fisiológico e fisiopatológico ou relacionados a aspectos diagnósticos, de tratamento e de prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

As inscrições deverão ser realizadas pelo site da faculdade. Ao se inscrever, os interessados deverão enviar formulário de inscrição preenchido, cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço residencial, diploma e histórico escolar de graduação, currículo Lattes, uma foto 3x4 recente e comprovante de proficiência em inglês.

O Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é uma Escola de Pós-Graduação stricto sensu. Tem como objetivo formar profissionais capacitados para pesquisa e ensino em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas voltadas para saúde e biotecnologia e setores de gestão de saúde.

O programa é constituído por uma única área de concentração dedicada à Pesquisa em Ciências Médicas, com linhas de pesquisa e projetos de caráter básico, fisiológico e fisiopatológico ou relacionados a aspectos diagnósticos, de tratamento e de prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis. A unidade fundamental de funcionamento da área de concentração é o orientador, que é um pesquisador docente. Os orientadores estão agrupados em suas respectivas linhas de pesquisa, que são:

 

Envelhecimento

Estuda aspectos clínicos e experimentais do envelhecimento, incluindo fisiologia e fisiopatologia das células mesangiais; tratamento de doenças degenerativas cardíacas; fisiopatologia e tratamento de lesões vasculares do envelhecimento; epidemiologia e tratamento de doenças degenerativas do sistema ósseo-muscular; e eficácia dos exames de imagem no diagnóstico de lesões expansivas.

 

Medicina Crítica

Estuda aspectos clínicos e experimentais da fisiopatologia, epidemiologia, prevenção e tratamento da sepses, da injúria renal aguda, e das complicações do transplante renal e do transplante hepático; impacto de toxinas urêmicas em cultura de células renais; efeitos do controle metabólico no desfecho de pacientes graves; e metabolismo, função e uso terapêutico do surfactante pulmonar e aspectos da ventilação mecânica do recém-nascido.

 

Medicina Molecular

Estuda aspectos clínicos e experimentais da resposta inflamatória nas doenças do colágeno, doenças infecciosas, doenças hepáticas e doenças do endométrio; fisiopatologia dos leucócitos e mecanismos de apoptose nas imunodeficiências e a fisiologia e fisiopatologia dos hepatócitos.

 

Neurociências

Estuda aspectos clínicos e experimentais da fisiopatologia e tratamento do AVCI; genética, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson; envelhecimento saudável e mecanismos da cognição e emoção; transtornos do movimento e aspectos clínicos e diagnósticos da Doença de Parkinson; aspectos anatomopatológicos da epilepsia; características clínicas, neurofisiológicas, neuropsicológicas e de neuroimagem da epilepsia; e aplicação de nanopartículas no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.

 

Inteligência Artificial em Saúde

Inteligência Artificial em Saúde: Aplicações de Big Data/Analytics para Medicina e Gestão Populacional promove a interdisciplinaridade entre Ciências Médicas e Ciências Exatas, a qual é indispensável para o sucesso de iniciativas de Inteligência Artificial na saúde; Investiga o potencial prático de Big Data e Inteligência Artificial em saúde; Busca áreas da medicina e de gestão populacional nas quais a aplicação de tais técnicas permite a geração de resultados relevantes para as entidades envolvidas; Identifica as dificuldades da adoção tecnológica em cenários reais e descobre soluções que eliminam ou mitigam os desafios atuais; Fomenta a cultura data-driven na organização, promovendo o compartilhamento de conhecimento e engajando os profissionais relacionados direta ou indiretamente aos processos/atividades alterados pela adoção tecnológica de soluções baseadas em Big Data / Inteligência Artificial.

 

Seleção e inscrições

A seleção dos candidatos será feita por análise do projeto de pesquisa e entrevista on-line com a banca examinadora, que será agendada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2020, das 8h às 18h30.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de dezembro, no site do Albert Einstein.

Mais informações em: https://ensino.einstein.br/mestrado-doutorado/pt-br.