- Detalhes
- Categoria: Docentes de Farmácia
- By Fábio Reis
Concurso para Professor de Bioquímica na UFAC
Concurso público para Professor de Biofísica e Bioquímica na Universidade Federal do Acre - UFAC.
A vaga é para o campus Universitário de Cruzeiro do Sul.
Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de março de 2013.
Vagas
Área: Biofísica e Bioquímica
Vagas: 01* + 4 cadastro de reserva
Requisitos: Graduação em Bacharelado ou em Licenciatura em Ciências Biológicas ou Biologia ou em Bacharelado em Biomedicina ou em Bioquímica ou em Farmácia: bioquímica
Regime de Trabalho: DE
Inscrição
A inscrição no concurso público será realizada exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico <www.ufac.br>, das 9 horas do dia 14 de março às 23h59min do dia 25 de março de 2013, observado o horário oficial do Acre.
A taxa de inscrição será de R$ 180,00 (cento e oitenta reais).
Processo seletivo
A seleção compreenderá as seguintes fases: prova escrita; prova didática; e prova de títulos.
Conteúdos Programáticos
Glicólise, gliconeogênese e via das pentoses fosfato; Biossíntese de aminoácidos, nucleotídeos e moléculas que se relacionam; Catabolismos gerais dos ácidos graxos; Catálise enzimática; Ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa; Biofísica dos sentidos: anatomia e funcionamento da olfação, audição e visão; Biofísica da fonação: órgãos associados e mecanismo da fonação; Membranas biológicas: estrutura, funções, sistemas de transporte iônico através da membrana celular e funcionamento da bomba sódio- otássio; Bioeletrogênese: composição iônica intracelular e extracelular, potencial de repouso e potencial de ação; Radiobiologia: física das radiações e os usos e efeitos das radiações nos seres vivos.
Referências
CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A.; FERRIER, D. R. Bioquímica ilustrada. 4.ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2009. 528p.
DURÁN, J. E. R. Biofísica, fundamentos e aplicações. São Paulo - SP: Prentice Hall, 2003. 318p.
HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo - SP: Atheneu, 2008. 391p.
LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 4.ed. São Paulo - SP: Sarvier, 2006. 1202p.
OKUNO E.; CALDAS, I. L. & CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo - SP: Harbra, 1986. 490p.
SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia Animal: adaptação e meio ambiente. 5ª Ed. São Paulo - SP: Editora Santos, 2002. 616p.
Edital
Confira o edital em http://www.ufac.br/