- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
Atenção: a exametasona é um medicamento e seu uso deve ser realizado apenas com prescrição e acompanhamento médico.
Em caso de dúvida procure o farmacêutico ou médico.
O Hospital Sírio-Libanês vai avaliar o impacto do medicamento corticoide dexametasona em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo por COVID-19 comparado a tratamento padrão.
Nesta pesquisa serão incluídos 284 pacientes que necessitam de suporte de aparelhos (ventilador mecânico) para respirar.
"A avaliação agora é entender como esse medicamento pode ajudar pacientes com essa síndrome provocada pela COVID-19" explicou Luciano Cesar Azevedo, superintendente de Ensino do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.
Este é o terceiro estudo, Coalizão III, e será conduzido pelo Sírio-Libanês, membro da Coalizão Covid Brasil, com apoio do Laboratório Aché que vai realizar a operação logística de entrega dos medicamentos aos centros de pesquisa e também vai custear seguro para os participantes do estudo.
Sobre a Dexametasona
A dexametasona é um medicamento pertencente à classe dos corticosteroides, atuando no controle da velocidade de síntese de proteínas.
O efeito principal deste medicamento é a profunda alteração promovida na resposta imunolinfocitária, devido à ação anti-inflamatória e imunossupressora, podendo prevenir ou suprimir processos inflamatórios de várias naturezas, ou seja, é considerado também um medicamento de ação anti-inflamatória.
Contraindicações e cuidados no uso da Dexametasona
Por ser um medicamento que possui efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores, pertecente a classe dos corticosteroides, a dexametasona possui inúmeras contraindicações bem como precaucações de uso.
A dexametasona não deve ser tomada por conta própria em hipósete nenhuma, seu uso está associado a diversos riscos à saúde. Este medicamento somente pode ser usado com prescrição e acompanhamento médito.
Neste estudo a dexametasona será estudada para uma condição específica de um sintoma causado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 para avaliar sua eficácia.
* A reprodução é permitida, desde que citado o autor e fonte com link para https://pfarma.com.br
Sobre Estudos Clínicos de medicamentos experimentais para combater o coronavírus:
- Estudo in vitro com Ivermectina
- Hidroxicloroquina apresenta bons resultados contra o coronavírus
- Sobre o uso do Ibuprofeno, Cortisona e Tiazolidinediona em infecções por Coronavírus
- Takeda está desenvolvendo terapia derivada do plasma para o coronavírus
- Favipiravir demonstra eficácia no tratamento do Coronavírus