- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By Fábio Reis
Hidroxicloroquina apresenta bons resultados contra o coronavírus
Atenção: o hidroxicloroquina não deve ser tomado sem indicação e prescrição médica. Em caso de dúvida sobre medicamentos procure o farmacêutico ou seu médico.
A hidroxicloroquina (HCD), um derivado menos tóxico da cloroquina, demonstrou boa eficácia na inibição do novo coronavírus SARS-CoV-2.
Um artigo publicado na Nature revisou sete estudos de ensaios clínicos, publicados no Chinese Clinical Trial Registry, para o uso do hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19.
Segundo os autores "o hidroxicloroquina pode inibir eficientemente a infecção por SARS-CoV-2 in vitro. Em combinação com sua função anti-inflamatória, prevemos que o medicamento tenha um bom potencial para combater a doença. Esta possibilidade aguarda confirmação por ensaios clínicos".
Os autores fazem uma observação "Precisamos ressaltar que, embora o hidroxicloroquina seja menos tóxico que a cloroquina, o uso prolongado e em altas doses ainda podem causar intoxicação".
O farmacêutico Dr. Marcelo Polacow, PHD em Farmacologia e vice-presidente do CRF-SP, explicou sobre os estudos do uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus. Assista:
Sobre a hidroxicloroquina
A hidroxicloroquina, vendida sob a marca Plaquenil, Reuquinol e outros, é um medicamento usado para a prevenção e tratamento de certos tipos de malária. Outros usos incluem o tratamento da artrite reumatóide, lúpus e entre outras indicações.
A hidroxicloroquina faz parte das famílias de medicamentos antimaláricos e 4-aminoquinolina. Seu uso é de comprimidos de uso oral.
A hidroxicloroquina possui farmacocinética semelhante à cloroquina , com rápida absorção e eliminação gastrointestinal e pelos rins. As enzimas do citocromo P450 ( CYP2D6 , 2C8 , 3A4 e 3A5 ) metabolizam a hidroxicloroquina em N- desetil- hidroxicloroquina .
Os efeitos colaterais comuns incluem vômitos , dor de cabeça , alterações na visão e fraqueza muscular. Os efeitos colaterais graves podem incluir reações alérgicas. Embora todo risco não possa ser excluído, permanece um tratamento para doenças reumáticas durante a gravidez. A hidroxicloroquina faz parte das famílias de medicamentos antimaláricos e 4-aminoquinolina.
A hidroficloroquina foi aprovada para uso médico nos Estados Unidos em 1955. Ele faz parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu custo médio no mundo é de cerca de US$ 4,65 por mês.
Leia também: Apsen divulga comunicado sobre o Reuquinol (hidroxicloroquina)
Um ensaio clínico não randomizado realizado na França também obteve resultados bastantes promissores no uso de Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento do coronavírus COVID-19.
Trump pede velocidade na aprovação da hidroxicloroquina
Em pronunciamento Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que os medicamentos hidroxicloroquina e remdesivir apresentaram bons resultados contra o coronavírus, com base em estudos feitos na China, e pediu agilidade nos testes e possível aprovação pela FDA.
Texto por Fábio Reis para PFARMA
* A reprodução é permitida, desde que citado o autor e fonte com link para https://pfarma.com.br
Sobre hidroxicloroquina e cloroquina leia também:
- Apsen divulga comunicado sobre o Reuquinol (hidroxicloroquina)
- Especialista da USP diz que Ibuprofeno e cloroquina não são recomendáveis para tratar coronavírus
- Novartis vai doar 130 milhões de doses de hidroxicloroquina
- Homem morre após tomar cloroquina vendida em petshop