PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Coronavírus | covid-19
By Fábio Reis
Fábio Reis
02.Jun

Japão aprova teste de saliva para detecção da Covid-19

japao teste coronavirus saliva

 

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão autorizou o uso de saliva para a realização de testes PCR para detecção do coronavírus. O novo método será aplicado em adição ao método atual, que consiste em recolher amostras das narinas.

Nesta terça-feira, o ministério aprovou o novo kit para testes, conjuntamente com um manual revisado para os testes e a cobertura do procedimento pelo seguro de saúde.

Um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social revelou que, caso um paciente seja testado com o novo kit dentro de nove dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, os resultados são basicamente os mesmos àqueles obtidos utilizando os métodos atuais. Portanto, testes de saliva serão utilizados para pacientes que apresentem sintomas dentro deste período.

Sob o atual procedimento de coleta de amostra das narinas, profissionais da saúde precisam tomar medidas preventivas minuciosas e instituições médicas têm que garantir que profissionais e materiais estejam disponíveis. Acredita-se que o novo método seja mais seguro e simples e, portanto, oferece a possibilidade de que as instituições realizem um maior número de testes.

Durante uma coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social Kato Katsunobu disse acreditar que os testes que utilizam saliva irão reduzir drasticamente o ônus tanto sobre pacientes e quanto sobre instituições médicas.

 

* com informações da TV Japonesa NHK.

 

Artigo anterior: China acelera desenvolvimento de vacina inativada contra COVID-19 China acelera desenvolvimento de vacina inativada contra COVID-19 Próximo artigo: Rússia aprova o avifavir para tratamento da COVID-19 Rússia aprova o avifavir para tratamento da COVID-19

Novos conteúdos

  • Estudo da Interfarma revela que pacientes brasileiros esperam mais de dois anos para ter acesso a medicamentos inovadores
    Estudo da Interfarma revela que pacientes brasileiros esperam mais de dois anos para ter acesso a medicamentos inovadores
    Mercado Farmacêutico 09.Out
  • Empreendedor dá novo rumo à farmácia de 70 anos ao integrar-se à rede FarMelhor
    Empreendedor dá novo rumo à farmácia de 70 anos ao integrar-se à rede FarMelhor
    Mercado Farmacêutico 09.Out
  • Abbott recebe aprovação regulatória para seu primeiro biossimilar no Brasil, expandindo acesso ao tratamento do câncer
    Abbott recebe aprovação regulatória para seu primeiro biossimilar no Brasil, expandindo acesso ao tratamento do câncer
    Mercado Farmacêutico 08.Out
  • Eurofarma é finalista no Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas 2025
    Eurofarma é finalista no Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas 2025
    Mercado Farmacêutico 08.Out
  • Anvisa aprova benralizumabe para tratamento de granulomatose eosinofílica com poliangeíte, um tipo raro de vasculite
    Anvisa aprova benralizumabe para tratamento de granulomatose eosinofílica com poliangeíte, um tipo raro de vasculite
    Mercado Farmacêutico 08.Out
  • Pela primeira vez, Correios terá uniforme rosa em parceria inédita com a AstraZeneca na campanha de Outubro Rosa “Com Apoio, a Vida Segue”
    Pela primeira vez, Correios terá uniforme rosa em parceria inédita com a AstraZeneca na campanha de Outubro Rosa “Com Apoio, a Vida Segue”
    Mercado Farmacêutico 08.Out
  • Pacientes com depressão com sintomas de ansiedade contam com novos tratamentos que podem apresentar menos efeitos adversos
    Pacientes com depressão com sintomas de ansiedade contam com novos tratamentos que podem apresentar menos efeitos adversos
    Mercado Farmacêutico 07.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos