wu lien teh percurso mascara n95

Homenagem ao 142º aniversário do médico epidemiologista chinês-malaio Dr. Wu Lien-teh, que inventou uma áscara que é considerada a precursora da máscara N95.

 

 

Conheça a incrível história do médico Wu Lien-teh que inventou uma máscara para proteger os médicos e a população da peste pneumônica, praga da Manchúria, e é  considerada a precursora da máscara N95. WU Lien-teh também é conhecido como pai da medicina chinesa.

A homenagem do Google Doodle acontece em uma época da pandemia por covid-19 que ainda observamos uma baixa adoção do uso de máscaras de proteção facial no Brasil. O Brasil não foi capaz de conscientizar a população para o uso das simples máscaras de tecido e até mesmo quando na Europa e em outros lugares os espescialistas e governos começam a indicar o uso de máscaras mais eficazes contra o coronavírus SARS-CoV-2, e suas variantes, como as máscaras N95 / pff2.

 

Wu Lien-teh um homem e sua máscara contra a  praga da Manchúria

 

Wu Lien-teh ou Wu Liande (伍連德), nasceu em 10 de março de 1879 e faleceu aos 80 anos em 21 de janeiro de 1960, tera um médico malaio conhecido por seu trabalho em saúde pública e particularmente sua contribuição no combate da praga da Manchúria de 1910-1911. Wu foi o primeiro estudante de medicina de ascendência chinesa a estudar na Universidade de Cambridge. 

No inverno de 1910, Wu recebeu instruções do Ministério das Relações Exteriores para viajar a Harbin para investigar uma doença desconhecida que matou 99,9% de suas vítimas. Este foi o início do surto da peste pneumônica da Manchúria e da Mongólia, que causou a morte de 63 mil vítimas.

Wu conseguiu realizar uma autópsia (geralmente não aceita na China na época) em uma mulher japonesa que morreu da peste. Ele verificado por meio da autópsia que a peste estava se espalhando pelo ar.

O fato da doença se espalhar pelo ar, fez  Wu se lembrar dás máscaras cirúrgicas que ele viu em uso no Ocidente, então inspirado nelas ele decidiu desenvolver uma máscara com mais camadas, com gaze e algodão para filtrar o ar e impedir a transmissão da peste.

A máscara foi amplamente produzida por Wu que supervisionou diretamente a produção e a distribuição de mais de 60 mil máscaras que teve grande repercussão na imprensa. Acredita-se que a sua invenção foi a precursora da máscara N95.

Um fato curioso é a do negacionista Gérald Mesny, um importante médico francês, que ao chegar na zona de quarentena se recusou a usar a máscara produzida por Wu, acabou contraindo a peste e morreu dias depois.

Como epidemiologista Wu estabeleceu medidas de restrição, orientou a cremação dos mortos ao invés de enterrar, aconselhou as pessoas a usarem sua máscara recém-inventada, criou postos de quarentena e hospitais, restringiu viagens e adotou uma série de medidas para mitigar o contágio da doença. Suas ações foram essenciais para que em quatro meses depois de receber a tarefa de controlar a  propagação da peste, ela fosse erradicada em abril de 1911.

 

wu mascara protecao praga n95

 

Wu também liderou os esforços para combater o surto de cólera de 1920-21 no nordeste da China. Na década de 1930, ele se tornou o primeiro diretor do Serviço Nacional de Quarentena.

Em 1935 ele foi o primeiro malaio nomeado para o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seu relevante trabalho no controle da peste pneumônica. 

Em 1937, durante a ocupação japonesa da China ele foi forçado a fugir. Sua casa e coleção de livros médicos foram queimados. Em 1943, Wu foi capturado por combatentes da resistência de esquerda malaia e mantido sob custódia. Em seguida, ele quase foi processado pelos japoneses por apoiar o movimento de resistência pagando o resgate, mas foi protegido por ter tratado um oficial japonês.

Por volta de 1939, Wu voltou para a Malásia e continuou a trabalhar como clínico geral em Ipoh. Ele recebeu prêmios do Czar da Rússia e do Presidente da França, e recebeu diplomas honorários da Universidade Johns Hopkins , da Universidade de Pequim , da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Tóquio .

Wu foi um verdadeiro sanitarista, precursor de diversas práticas que foram aplicadas no combate a outros surtos e pandemias. Ele praticou a medicina até a morte, aos 80 anos.

 

 

 

Sobre a praga da Manchúria - peste pneumônica 

 

Peste pneumônica é uma infeção pulmonar grave causada pela bactéria Yersinia pestis. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e tosse com sangue. Os sintomas começam-se a manifestar geralmente de três a sete dias após exposição à bactéria.

Os epidemiologistas Danylo Zabolotny e Anna Tchourilina rastrearam a causa inicial do surto e chegaram até os caçadores de marmotas de Tarbagan que contraíram a doença dos animais que caçavam para o comércio de peles.

No entanto, Wu levantou a questão de por que os caçadores de marmotas tradicionais não haviam contraído epidemias mortais antes. Posteriormente, ele publicou um trabalho argumentando que os caçadores tradicionais Mongóis e Buryat estabeleceram práticas que mantinham suas comunidades seguras e ele culpou os caçadores que foram para a área e usaram métodos de caça que capturavam mais animais doentes e aumentavam o risco de exposição.

  

 

Uma homenagem ao Homem por trás da máscara

 

Em sua página do Doogle o Google destacou "Defensor e praticante dedicado dos avanços médicos, os esforços de Wu mudaram não apenas a saúde pública na China, mas em todo o mundo. Feliz aniversário para o homem por trás da máscara, Dr. Wu Lien-teh!"

 

Google conscientiza sobre a importância do uso de máscaras contra covid-19:

"Usar uma máscara Salva vidas! Como a COVID-19 continua a impactar as comunidades em todo o mundo, ajude a interromper a propagação" 

O Google agradeceu a família "Agradecimentos especiais à família do Dr. Wu Lien-teh, incluindo suas bisnetas, Dr. Shan Woo Liu e Ling Woo Liu, por sua parceria neste projeto. O Dr. Shan Woo Liu, MD, SD, é médic assistente no Massachusetts General Hospital e Professor Associado de Medicina de Emergência na Harvard Medical School. Ela é autora do próximo livro infantil, Herói Mascarado: A História de Wu Lien-Teh. Abaixo, ela compartilha seus pensamentos sobre o Doodle e o legado de seu bisavô."

 

Família honrada por poder contar essa história:

"Estamos honrados por o Google estar comemorando o aniversário de nosso bisavô. Há pouco mais de um século, ele ajudou a combater uma praga na China e desenvolveu técnicas como o uso de máscaras, que ainda usamos hoje em nossa batalha contra  COVID-19.

Quando crescemos, ouvimos as histórias de nosso pai sobre nosso bisavô - que ele era famoso por controlar a peste pneumônica da Manchúria, uma doença mortal para quase todos que a contraíam, e que ele ocupava um cargo na China equivalente ao de Cirurgião Geral nos EUA. Um livro em nossa mesa de centro de sala com uma capa esfarrapada com o nome "Plague Fighter" nos lembrava diariamente de suas realizações.

Sua história mexeu com algo em mim e, desde muito jovem, sonhei em me tornar uma médic. No entanto, foi somente em 1995, quando participei da celebração do 80º aniversário da fundação da Associação Médica Chinesa, que realmente apreciei seu legado. Centenas de médicos e cientistas lotaram uma sala de conferências em Xangai para ouvir palestras sobre sua vida e carreira.

Fiquei sabendo que ele era considerado por muitos o pai da medicina moderna na China. Em 2018, viajei com minha família para Harbin, no nordeste da China, para visitar um museu e um instituto de pesquisa construído em homenagem ao meu bisavô. Foi emocionante seguir seus passos na mesma cidade onde ele reprimiu o surto da peste um século antes. Hoje, como médic de emergência tratando de pacientes com COVID-19, agradeço ainda mais sua bravura.

Um ano atrás, fiquei apavorada com o quão pouco sabíamos sobre o coronavírus. Mesmo agora, tenho dificuldade em imaginar como meu bisavô deve ter se sentido ao cuidar de pacientes que contraíram a peste. Mas também me sinto mais próxima dele do que nunca ao cuidar dos meus pacientes, ao praticar o distanciamento social e a usar uma máscara - as mesmas técnicas em que ele foi pioneiro ao resgatar a China, e possivelmente o mundo, de um flagelo. Wu Lien-teh continua sendo um herói tanto agora quanto era antes."

 

wu pai medicina chinesa mascara n95

 

Por Fábio Reis 

* A reprodução é permitida desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br