mascara protecao caseira

Foto: médico Taiwanês ensina o passo-a-passo de como fazer máscara caseira (arquivo pessoal).

 

 

Com o avanço da pandemia por coronavírus, uma estratégia importante que está sendo adotada é o uso de máscaras por toda a população. Uma recomendação que começa a tomar força no mundo e deve mudar culturalmente a forma como as pessoas enfrentam doenças respiratórias.

Estudos recentes trazem evidências da eficácia das máscaras feitas de tecido. Um estudo realizado na Universidade de Qingdao, na China, investigou o percentual bloqueio do vírus em aerossóis, as máscaras caseiras demonstram ter 95,15% de eficácia, contra 97,14% de eficácia das máscaras cirúrgicas e 99,98% das máscaras N95.

Uma das vantagens das máscaras caseiras é que elas podem ser reutilizadas, você apenas precisa lavar com água e sabão, deixar secar e passar com ferro quente.

As melhores máscaras caseiras são aquelas feitas com tecido duplo ou triplo e que cubra totalmente a boca e nariz e que fique justa no rosto sem deixar espaços nas laterais. Elas podem ser feitas com máquina de costura, com linha e agulha na mão ou com dois elásticos sem necessitar de costura (veja no vídeo abaixo).

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou às pessoas a confeccionarem suas próprias máscaras caseiras com pano “essa questão de máscaras, se temos poucas, vamos deixar para os enfermeiros, médicos. Se for para sair e ir até a unidade de saúde para confirmar, usa uma máscara de pano, confecciona a sua máscara”, disse em coletiva em março.

 

Onde encontrar informações de como fazer máscara caseira

 

Na internet há inúmeros vídeos e tutoriais ensinando como fazer máscaras de proteção caseiras, inclusive modelos e moldes que podem ser baixados gratuitamente. Uma fonte de informação são as orientações de médicos com passo-a-passo de como fazer máscaras para pacientes em tratamento quimioterápico, que podem ser utilizadas agora para a pandemia por coronavírus.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, ela deve cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante que a máscara seja utilizada corretamente e que não seja manipulada enquanto estiver na rua e antes de ser retirada deve-se lavar as mãos.

A apresentadora Ana Furtado, que usou máscaras de tecido personalizadas durante o tratamento quimioterápico, em 2019 levou a artesã Silvia Oliveira ao programa "É de Casa" para ensinar a fazer máscaras protetoras decoradas que disponibilizou os moldes no link abaixo.

- Baixe modelos e moldes de máscara de proteção

  

Como fazer máscara de proteção caseira

 

Yori House gravou um vídeo ensinando como fazer máscara caseira em apenas um minuto. Este modelo não precisa de costura, você precisa apenas de 1 pedaço de tecido, 2 tiras de elástico e 1 material descartável que pode ser um filtro de lã, lenço descartável ou papel toalha.

 

 

Dr. Chen Xiaoting, um médico anestesiologista de Twaian, compartilhou instruções de como fazer máscara facial de pano em seu Facebook. Ele explicou que o uso de "máscaras faciais de tecido" não é estranho para os médicos experientes.

Ao contrário das máscaras cirúrgicas, essas máscaras podem ser lavadas e reutilizadas regularmente.

A máscara que ele ensinou a fazer possui 3 camadas que compreende materiais como:
- Camada de tecido não impermeável (frente)
- Camada Tecido respirável (meio)
- Camada de algodão (traseira)

 

 

 

 

 

- Confira: Evidências Científicas sobre eficiência das máscaras caseiras

 

 

Orientações gerais de como fazer máscara de proteção.

 

1 - Pegar um pedaço de tecido de algodão, se tiver dê preferência ao tricoline.
2 - Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir totalmente a boca e nariz.
3 - Faça a máscara usando duplo ou triplo tecido.
4 - Prenda ou costure a máscara com elástico ou amarras.

Antes de utilizar: lave a máscara com sabão neutro e passe com ferro quente.

Ao utilizar: não fique manipulando a máscara na rua, não ajuste a máscara na rua.

Antes de retirar: lave as mãos com água e sabão ou higienize as mãos com álcool em gel 70.

Após o uso: a máscara de tecido deve ser lavada com água e sabão e passada com ferro quente.

 

 

Texto por Fábio Reis para PFARMA

* A reprodução é permitida, desde que citado o autor e fonte com link para https://pfarma.com.br 

 

Sobre Álcool Gel e Coronavírus leia também:

O perigo da fabricação e uso de álcool gel caseiro

Denúncias de aumento abusivo no preço de álcool em gel lotam procons

Anvisa autoriza pronta-entrega de álcool gel em farmácia de manipulação