PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
13.Set

Alexandre Padilha afirma que nova fábrica da EMS é “marco histórico para o país”

alexandre padilha industria ems

Ministro visitou unidade fabril da farmacêutica, em Hortolândia (SP), a primeira do Brasil voltada à produção mundial de medicamentos para diabetes e obesidade, os chamados peptídeos.

 

 

O ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, visitou, nesta quinta-feira (12), a Rio Biopharmaceuticals Brasil Ltda. (RBBL) – nova fábrica de medicamentos da EMS, em Hortolândia (SP), primeira com tecnologia de ponta para produzir no Brasil e comercializar no país e no mundo as moléculas de liraglutida e semaglutida (os chamados peptídeos), destinadas ao tratamento de obesidade e diabetes. Acompanhado de Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC (controlador da farmacêutica), Padilha elogiou a planta recém-inaugurada e destacou que, por meio da parceria público-privada, é possível desenvolver terapias inovadoras para beneficiar a população.

"Essa nova planta é um marco histórico para a saúde brasileira, indústria, inovação tecnológica no país. É uma demonstração de que aqueles empresários que acreditam na inovação, quando têm apoio do governo, financiamento, apoio da Finep, BNDES e Ministério da Saúde, se comprometendo a organizar a compra governamental, é possível ao Brasil produzir os medicamentos mais modernos, como os peptídeos – no caso da EMS, em Hortolândia (SP) – e como os biológicos – no caso da Bionovis, em Valinhos (SP) – atendendo à população brasileira, fornecendo mais segurança para garantia do acesso desses medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou. Padilha havia visitado pela manhã a Bionovis, que surgiu em 2012 como uma joint venture formada pela EMS e outros três laboratórios farmacêuticos para atuar no segmento de medicamentos biológicos de alta complexidade.

O pronunciamento ocorreu após o ministro conhecer as dependências da RBBL. Em seu discurso, Padilha destacou ainda os avanços tecnológicos da indústria farmacêutica, reforçou a importância da soberania nacional no desenvolvimento científico como garantia para reduzir dependência estrangeira e ampliar o acesso à saúde a milhões de brasileiros.

"Todos nós vivemos um drama durante a pandemia, que é não produzir no próprio país os medicamentos importantes para salvar vidas. Temos essa planta industrial já produzindo peptídeos – absolutamente pronta para fornecer à população – e também a planta de oncológicos que eu visitei aqui, é um passo além de autonomia do Brasil. É o país subindo mais um degrau na autonomia para não ficar sob risco de qualquer oscilação internacional. Então, é segurança para os pacientes, além de renda, emprego e tecnologia no Brasil e na região de Campinas", disse.

A inauguração oficial da RBBL ocorreu em 23 de agosto, com a presença do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin, da ministra da Saúde Nísia Trindade; e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, além de outras autoridades. Na ocasião, Padilha cumpria outra agenda e não pôde participar da solenidade.

 

Sobre a RBBL

A RBBL – Rio Biopharmaceuticals Brasil Ltda. tem capacidade para produzir 20 milhões de unidades de medicamentos por ano e demandou um investimento de R$ 70 milhões na fábrica – desse total, R$ 48 milhões de financiamento com o BNDES, em contrato assinado em 2020. De acordo com a EMS, a fábrica vai gerar 150 novos empregos diretos e cerca de outros mil de forma indireta.

O complexo industrial da companhia em Hortolândia conta ainda com outras fábricas que produzem medicamentos sólidos, líquidos, semissólidos, além de embalagens de sólidos e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o maior e mais moderno da América Latina.

 

Artigo anterior: Bioom fornecerá Insulina ao SUS Bioom fornecerá Insulina ao SUS Próximo artigo: COOP recebe homenagem pelos 70 anos de fundação COOP recebe homenagem pelos 70 anos de fundação

Novos conteúdos

  • Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Laboratório Teuto fortalece parcerias e apresenta inovações na XII Convenção Multmais, em Salvador
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Tecnologia de válvulas viabiliza produção segura de canetas emagrecedoras
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Vendas de antialérgicos sobem 34%, mas retração no 1º semestre acende alerta para o setor
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mesmo com tratamento disponível, 8 em cada 10 pacientes com doença grave no sangue (HPN) continuam sintomáticos
    Mercado Farmacêutico 23.Out
  • Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Eleições dos Conselhos de Farmácia acontecem nos dias 12 e 13 de novembro
    Blog 23.Out
  • Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Anvisa e Unesco: seleção de consultor técnico para apoiar a Coordenação de Articulação de Vigilância em Saúde
    Emprego 23.Out
  • Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Você tira os remédios da embalagem? Fique atento! Isso pode comprometer a eficácia do seu tratamento
    Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico 23.Out

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos