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- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis

Apesar do crescimento no acumulado dos últimos 12 meses, levantamento da Interplayers revela queda de 10% nas vendas em 2025 e oscilações regionais.
Os medicamentos antialérgicos registraram aumento de 34% em unidades vendidas no período móvel de julho de 2024 a junho de 2025*, segundo dados exclusivos da Interplayers, hub de negócios da saúde e bem-estar. No entanto, o acumulado do primeiro semestre de 2025 (YTD) houve queda de 10% nas vendas, refletindo um cenário contrastante no mercado. Em faturamento, o período móvel apresentou crescimento de 27%, enquanto o YTD recuou 6%, indicando oscilações no consumo e possíveis ajustes sazonais.
São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos representam 36% das vendas em unidades no período móvel, tiveram desempenhos distintos. SP cresceu 35% em unidades e 31% em faturamento no período móvel, mas no YTD registrou queda de 5% em unidades e estabilidade de 1% no faturamento. Já o RJ teve alta de 46% em unidades e 37% em faturamento no período móvel, com recuou de 7% em unidades e de 4% em faturamento no YTD.
Enquanto alguns estados enfrentaram quedas significativas, como o Piauí (retração de 5% no período móvel e 33% no YTD em unidades), e o Amapá (queda de 29% no faturamento móvel e 51% no YTD), outros se destacaram pelo crescimento. Rondônia liderou a alta, com aumento de 129% no período móvel e 171% no YTD em unidades, além de crescimento de 56% no faturamento YTD. Santa Catarina também se sobressaiu, com avanço de 45% no faturamento.
*Considerando programas de fidelização da categoria medicamentos antialérgicos. A entrada e saída de medicamentos dessas iniciativas pode influenciar nos números.