- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Sanofi lança campanha "Juntos Contra o VSR"
Iniciativa visa disseminar informações de qualidade sobre o impacto do vírus sincicial respiratório (VSR) na saúde infantil, engajando pais e responsáveis na proteção de todos os bebês
A Sanofi, empresa global de saúde, acaba de lançar a campanha “Juntos Contra o VSR”, que tem como objetivo levar conscientização e educação sobre os riscos do vírus sincicial respiratório (VSR) – um dos principais causadores da bronquiolite e pneumonia em bebês¹. Com o intuito de informar pais e cuidadores sobre o impacto que este vírus pode causar, em especial aos recém-nascidos, a campanha incentiva a busca por orientação com especialistas sobre prevenção e imunização, impactando diferentes públicos, como leigos, médicos e outros profissionais de saúde.
Dada sua importância para aumentar a informação em prol saúde dos bebês, a campanha conta com a participação da influenciadora digital Flávia Calina (@flaviacalina), criadora de um dos maiores canais de educação infantil do Brasil e um dos principais nomes no segmento de maternidade, e que foi escolhida como embaixadora da campanha. Além dela, outros quatro influenciadores também farão parte desse time, levando informação nas redes sociais para seus seguidores, são eles: 2 de pais (@2depais), Sabrina Petraglia (@sabrinapetraglia) e as pediatras Dra. Aline Piedade (@dicasdeumamaepediatra) e Dra. Ana Escobar (@draanaescobar).
Com abordagem integrada, a campanha conta com uma série de ativações on e offline, que visam impactar e criar uma rede de engajamento de diversos públicos em torno da temática. O hub '#JuntosContraoVSR' é um dos elementos-chave da campanha, criado para divulgar informações essenciais sobre o vírus sincicial respiratório (VSR), abordando aspectos como os sinais, sintomas, grupos de risco e estratégias de prevenção. Para os profissionais de saúde, além de um portal exclusivo, a Sanofi elaborou uma variedade de materiais de apoio para distribuição em consultórios e eventos científicos.
André Carneiro, Diretor de Marketing de Vacinas na Sanofi Brasil, explica que a campanha "demonstra nosso compromisso em tornar acessíveis informações de alta qualidade sobre o vírus sincicial respiratório e seu impacto na saúde das crianças. Ao unir esforços com influenciadores de destaque e especialistas da área, buscamos criar uma conscientização abrangente e engajada que alerte para os sintomas e capacite pais e cuidadores a tomar medidas preventivas eficazes”.
A Influenciadora digital e embaixadora da campanha , Flavia Calina, destaca “como mãe, ser embaixadora de uma campanha como essa é uma oportunidade única de aumentar a conscientização sobre o VSR e ajudar a proteger nossas crianças de uma ameaça séria e que pode não ser tão conhecida pelos pais e cuidadores. É uma responsabilidade que eu abraço com muita gratidão, sabendo que podemos fazer a diferença na saúde e no bem-estar de bebês e crianças”.
O vírus sincicial respiratório é uma infecção altamente contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. As infecções por VSR são responsáveis por aproximadamente 60 a 80% das bronquiolites infantis e até 40% das pneumonias pediátricas.1,2 Os sinais e sintomas podem incluir indisposição acompanhada de febre e tosse. Um sintoma muito importante a ser percebido pelos pais é o "chiado no peito", que pode ser ouvido como um som agudo durante a respiração, semelhante a um assobio.3,4
Segundo Sheila Homsani, Diretora médica de Vacinas da Sanofi Brasil, “A infecção por este vírus (SRV) pode ter consequências graves para os bebês e crianças pequenas. É essencial que pais e cuidadores estejam informados sobre as medidas de prevenção e os sinais de alerta da doença. A campanha '#JuntosContraoVSR' é um passo importante nessa direção, oferecendo recursos educativos que contribuem para a prevenção de complicações graves, como a bronquiolite e a pneumonia, e podem ajudar a evitar hospitalizações. Com o apoio de profissionais de saúde e influenciadores, estamos comprometidos em ampliar o alcance dessa mensagem vital e proteger a saúde de nossas crianças”.
Para conhecer mais sobre a campanha, acesse: VSR: Riscos e Sintomas em Bebês | Conecta Sanofi (sanoficonecta.com.br)
Referências
- Leader S, Kohlhase K. Recent trends in severe respiratory syncytial virus (RSV) among US infants, 1997 to 2000. J Pediatr. 2003;143(5 Suppl):S127-S132. doi:10.1067/s0022 3476(03)00510-9.
- Giovanni Piedimonte, MD, Miriam K. Perez, MD, 2014, Pediatrics in Review, Vol 35 No 12 (v1.0).
- CDC (Center for Disease Control and Prevetion) - RSV in Infants and Young Children. Disponível em: https://www.cdc.gov/rsv/high-risk/infants-young-children.html. Acesso em maio de 2024
- CDC (Center for Disease Control and Prevention) - RSV (Respiratory Syncytial Virus: Symphtoms and Care). Disponível em :https://www.cdc.gov/rsv/index.html. Acesso em 20 de maio de 2024.