mielite transversa

 

Após divulgação do New York Times de que os testes com a vacina contra o coronavírus desenvolvido pela AstraZeneca com Oxford foram pausadas devido a um voluntário do estudo no Reino Unido que foi diagnosticado com mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal, mas que ainda não sabemos a relação com o estudo da vacinta para COVID-19. Muitas pessoas começaram a se perguntar o que é Mielite Transversa? 

A Mielite Transversa é uma doença neurológica causada por um processo inflamatório das substâncias cinzenta e branca da medula espinhal.

Na maioria dos casos a causa é idiopática (que surge espontaneamente ou de causa desconhecida). Sua causa pode ser parainfecciosas, paraneoplásicas, induzida por drogas/toxinas, doenças autoimunes sistêmicas e doenças desmielinizantes adquiridas.

 

Quais os sintomas da Mielite Transversa?

Os sintomas da Mielite Transversa começam com febre antes do início de sintomas neurológicos como fraqueza muscular, perda de sensibilidade e disfunção autonómica. Sabe-se que vacinas carregam riscos de desenvolvimento da encefalomielite disseminada aguda (ADEM), que é uma inflamação do cérebro e da medula espinhal.

 

Qual o tratamento e medicamentos para Mielite Transversa?

O tratamento geralmente é realizado com corticosteróides e também pode incluir plasmaférese para suprimir o sistema imunológico. Fisioterapia é parte importante do processo de reabilitação. 

A identificação precoce e oportuna e a imunoterapia são fundamentais para minimizar os danos, ou mesmo prevenir, incapacidades futuras.O manejo de longo prazo deve se concentrar na neurorreabilitação e em uma abordagem multidisciplinar voltada para o manejo das várias complicações do dano à medula espinhal.

 

* A reprodução é permitida, desde que citada a fonte com link para https://pfarma.com.br