china coronavirus 

 

O CRF-SP utilizou suas redes sociais para publicar esclarecimentos iniciais a respeito da portaria que convoca os farmacêuticos para inscrição obrigatória no site do governo federal. Reproduzimos abaixo na íntegra 

 

Ministério da Saúde inscreve profissionais da saúde para combate à Covid-19

 

O Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria nº 639/2020, que trata da capacitação e cadastramento de profissionais da saúde no Programa ‘O BRASIL CONTA COMIGO.

 

Como funcionará:

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) enviou o cadastro de todos os farmacêuticos com inscrição ativa no sistema CFF/CRFs para o ministério da saúde;

O farmacêutico, antes de qualquer convocação, deverá preencher o formulário eletrônico Registra RH – disponível em: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.

Durante o cadastro, o farmacêutico informará se apresenta comorbidades, se já atua com ações relacionadas ao COVID-19 e se deseja participar da ação estratégica do MS "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde".

Após o cadastro, o MS cruzará os dados dos formulários preenchidos pelos profissionais com as informações de cadastro enviadas pelo CFF, para confirmar se os profissionais realmente são farmacêuticos e estão habilitados pelo conselho.

Após essa fase, o profissional receberá um e-mail com um link para a plataforma da capacitação on-line.

A capacitação nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes) será a distância. Todos os participantes receberão certificado de conclusão.

O MS informará os respectivos conselhos sobre os profissionais que não efetuarem o cadastro e que não concluírem a capacitação.

Em virtude da situação pandêmica de infecção humana da Covid-19, o Ministério da Saúde ressaltou, em seu comunicado oficial ao CFF, “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação”.

O CRF-SP solicitará mais informações com o CFF e MS e oportunamente novas orientações serão emitidas

 

* A reprodução é permitida, desde que citada a fonte PFARMA com link para https://pfarma.com.br 

 

Sobre teste de medicamentos experimentais para combater o coronavírus:

Hidroxicloroquina apresenta bons resultados contra o coronavírus

Terapia combinada de hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento do COVID-19

 - Sobre o uso do Ibuprofeno, Cortisona e Tiazolidinediona em infecções por Coronavírus

Takeda está desenvolvendo terapia derivada do plasma para o coronavírus

Favipiravir demonstra eficácia no tratamento do Coronavírus

Mefloquina é testada na Rússia no tratamento do COVID-19 

Medicamento Interferon alfa 2b é testado por Cuba e China contra o Coronavírus