Curiosidades
- Detalhes
- Categoria: Curiosidades
- By Fábio Reis
O Farmacêutico de Auschwitz” (Bertrand Brasil, 335 páginas, tradução de Miriam Bettina Paulina Bergel Oelsner), do historiador Dieter Schlesak, é um livro doloroso sobre a Segunda Guerra Mundial, especialmente sobre o campo de extermínio mais letal e mais emblemático dos nazistas. O livro, muito bem escrito, é apresentado como um romance documentário.
Condenado a nove anos de prisão, por cumplicidade no genocídio de judeus, ciganos, homossexuais e opositores políticos do nazismo, Victor Capesius morreu em 1985, na Alemanha Ocidental (a capitalista).
Sinopse
Quando vivia em Schässburg, na Transilvânia, Victor Capesius era farmacêutico e representante comercial dos produtos Bayer. Durante a guerra, foi recrutado para ocupar o prestigiado cargo de Oficial da SS como farmacêutico-chefe de Auschwitz do outono de 1943 até a evacuação do campo de concentração. Entre as suas atribuições constavam distribuir o gás utilizado nas câmaras de extermínio e selecionar os que iriam para a morte. Certo dia, após a chegada de um trem de sua terra natal, Capesius identificou vários homens e mulheres, antigos vizinhos e conhecidos, que desembarcavam no principal campo de concentração do nazismo; pessoas que sequer imaginavam o massacre final que as aguardava. A sangue-frio, enviou muitos deles para as câmaras de gás e se apossou de seus objetos de valor. Por meio da investigação das relações entre os vários personagens que estiveram em Auschwitz - tanto as vítimas quanto agentes que trabalharam em prol do Holocausto -, Dieter Schlesak nos apresenta uma complexa colagem de narrativas, documentos e imagens do horror nazista.
Leia abaixo as primeiras páginas do Livro
Detalhes do Livro
Origem: NACIONAL
Editora: BERTRAND BRASIL
Idioma: PORTUGUÊS
Edição: 1
Ano: 2015
País de Produção: BRASIL
Código de Barras: 9788528614831
ISBN: 8528614832
Encadernação: BROCHURA
Altura: 23,00 cm
Largura: 16,00 cm
Comprimento: 1,80 cm
Peso: 00,46 kg
Complemento: NENHUM
Nº de Páginas: 336